A musicalidade e a instrumentação é um componente fundamental na prática da capoeira, nessa perspectiva, o berimbau é o principal instrumento, é ele quem comanda a roda. Esse instrumento é composto por uma verga de madeira flexível, um arame e uma cabaça que serve como caixa de ressonância ampliando o som. Para tocar esse instrumento é necessária bastante concentração e coordenação motora, assim, existem diversas abordagens didático-pedagógicas para facilitar a aprendizagem. LIMA, R. C. de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019 Diante disso do exposto acima e de acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina, redija um texto sobre as possibilidades de ensino do toque de angola. Aborde em seu texto, o ensino do toque por meio de uma representação simbólica.
Soluções para a tarefa
O toque de angola compreende um ritmo musical, reproduzido pelo uso do berimbau, amplamente utilizado nas práticas da capoeira. Trata-se de um toque que é variado e criativo, regendo assim os movimentos e o desenvolvimento da capoeira.
O ensino do mesmo dá-se por meio de sequências de batidas e toques, portando, uma representação simbólica e rítmica é essencial para a reprodução dos sons e de toda musicalidade presente.
Resposta:
Explicação:
Angola
É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio, sendo assim seu toque é bem devagar e sutil, o jogo de angola necessita de experiencia e paciência e seu estilo de toque e aprendizado também, são Bento Grande de Angola é um dos mais conhecidos, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques, corresponde ao toque do terceiro ritmo. Quando o gunga o toca, o berimbau médio executa o São Bento Pequeno e a viola toca o São Bento Grande. Nesse momento a luta é enfatizada no jogo, exigindo velocidade de reflexos.
com a mão direita no caso do destro apoia se o solo do berimbau com o dedo mindinho no cordão que segura a cabaça assim obtendo o equilíbrio do instrumento, no são bento grande dar se dos repiques com a cabaça fora da barriga, Tôm, Dôm, depois subimos Tôm Dôm Dím, Agora introduzimos mais dois toques veja; Tôm Dôm Dím + 2 em cima Thit,thit, nessa hora voltamos a cabaça na barriga, até agora temo 5 (1Tôm 2Dôm 3Dím 4Thit 5thit) toques gora vamos introduzir os toque finais, esse embaixo temos 6 toque Tôm e por ultimo 7 é encima que é Tím. assim terminamos o toque básico de angola regional.