Artes, perguntado por fabricio9867, 11 meses atrás

A música é uma forma de preservar a cultura dos povos indígenas ?Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por evanilde123
51

vamos la!

porque naquele tempo eles eram escravos e eles levavam muito chicotada murros eram maltratados e uma forma de lazer para eles eram cantar e tambem escultar musica...musica nao cura a dor mais alivia pelo um tempinho

espero ter ajudado

Respondido por guilhermematter7
4

Resposta:

Brainly.com.br

Qual a sua pergunta?

guilhermematter7

impereira00

11.04.2018

Artes

Ensino médio (secundário)

+5 pts

Respondido

depois das discussões realizadas até aqui, você acha que a música é uma forma de preservar a cultura dos povos indígenas? por quê?

1

VER A RESPOSTA

RESPONDER

impereira00 está aguardando sua ajuda.

Inclua sua resposta e ganhe pontos.

Resposta

5,0/5

1

alessandra3211

Ambicioso

87 respostas

6.3 mil pessoas receberam ajuda

Muitas histórias teriam diferente repercussão se fossem contadas com outro ponto de vista. Há 517 anos, os povos indígenas já moravam nas terras brasileiras. Os colonizadores, por sua vez, se depararam com uma terra fértil, cheia de riquezas, água potável e o povo indígena despido.Um dos grandes desafios para muitos desses povos é encontrar um equilíbrio entre a necessidade de preservar a própria cultura e a de se adaptar às mudanças no mundo. Um exemplo disso é o uso ou não da tecnologia dentro das aldeias. Em muitas delas, hoje já é possível encontrar televisões, celulares e notebooks.Localizada em Parelheiros, zona Sul de São Paulo, a Aldeia Tenondé-Porã surgiu em 1987 e abriga 800 indígenas. Na aldeia, a comunicação entre os índios é sempre feita em guarani, sua primeira língua, e posteriormente os índios aprendem o português para que possam se comunicar com os visitantes.O Centro de Educação e Cultura Indígena Tenondé Porã (CECI) surgiu como uma exigência do governo para que as crianças da tribo não ficassem sem estudar. “Antigamente os princípios básicos de educação vinham da família, como respeitar a natureza, fazer artesanato e defender a nossa cultura. Quando surgiu o CECI, ele foi criado para atender o máximo de exigências nossas”.De acordo com o coordenador, os livros de história mal são usados, porque neles é mostrado apenas o ponto de vista do colonizador. “Os livros de história não falam que os bandeirantes mataram os índios para serem grandes hoje. Eles contribuíram para a perda de várias culturas indígenas, a morte de várias línguas e também houve a imposição da igreja nas comunidades”, explica Adriano.De acordo com a Lei nº 11.645, de 20 de dezembro de 1996, é obrigatório o estudo da história da cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas e privadas, para ressaltar a importância dessas culturas na formação da sociedade brasileira, mas, na prática, a lei não é aplicada como deveria.

Explicação:

Perguntas interessantes