A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e). Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte:
F1 - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem (corpo claro e asas grandes).
F2 - 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 do corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.
( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente.
( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a Segunda Lei de Mendel ou Princípio da Segregação Independente dos caracteres.
PRECISO DA RESOLUÇÃO/EXPLICAÇÃO
Soluções para a tarefa
A sequência correta é a seguinte:
F-V-V-F .
Considerando o cruzamento de uma fêmea de mosca Drosophila melanogaster com asas vestigiais com um macho de esma espécie e com corpo escuro, teremos a proporção de 9:3:3:1 obtida na geração F2.
Esse fato pode sinalizar que as moscas da geração F1 eram duplo-heterozigotos, além disso, os genes para tipo de asa e cor do corpo se separam independentemente.
Um par de alelos, nesse caso, terá um par de genes homólogos, ao passo que o outro par de alelos está em outro par de genes homólogos.
A sequência correta será: F-V-V-F
Vamos aos dados/resoluções:
O Alelo acaba por ser uma das mais diversas formas de um gene em específico, ou seja, ocupando assim uma posição num certo cromossomo, que também é conhecida por lócus.
PS: Quando falam em genes Alelos é porque ambos ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Com isso, quando visualizamos o cruzamento de uma fêmea Drosophila Melanogaster com um macho que possua a mesma espécie e um corpo escuro, então teremos a proporção:
- 9:3:3:1 obtida na geração F2.
Portanto, isso só enfatiza que as moscas F1 acabam sendo duplo-heterozigotos e ainda assim, indicam uma relação de dominância sobre os alelos presentes. E dessa forma, temos os genes homólogos (Um par específico de alelos), enquanto também possuímos os mesmos genes com as mesmas especificações.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20558666
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)