A Monarquia vigorou em Roma até cerca de 509 a.c, quando um grupo de patrícios revoltou-se contra o rei etrusco Tarquínio II. Descontentes implantaram a República. A palavra patrícios e República significam respectivamente:
a) Grupo de pessoas pobres que queriam implantar um governo somente para uma minoria .
b) Grupo de pessoas ricas que queriam implantar um governo onde somente uma pessoa pudesse governar, mesmo pela força.
c) Grupo de pessoas ricas que queriam implantar um governo público, ou seja, que é do povo.
d) Grupo de pessoas pobres que queriam implantar um governo onde somente uma pessoa pudesse governar, sendo de pai para filho.
Soluções para a tarefa
Resposta:na história de Roma: foi expulso o último monarca, Roma foi tomada pelo exército de Porsenna, se assinou o tratado entre Roma e Cartago, se iniciaram os Fastos Consulares e se consagrou o templo de Júpiter Capitolino. Parecem muitos acontecimentos para tão pouco tempo. O único pertencente com certeza ao ano 509 a.C. é a dedicatória do templo de Júpiter, enquanto os outros podem ter acontecido mais tarde, embora com pouca diferença de tempo.
Outro sistema utilizado se baseia no ritual do clavus annalis. Essa prática começou no ano seguinte ao da dedicatória do templo de Júpiter Capitolino e consistia em cravar um prego no muro da cela de Minerva a cada aniversário desta dedicatória. O primeiro prego foi colocado em 508 a.C., um ano depois da sua consagração. O templo de Júpiter Capitolino era formado, além da cela de Júpiter, de outras duas anexas: a de Minerva e a de Juno.Os Fastos consulares, também conhecidos como Fasti Consulares, são listas com os nomes dos cônsules que serviam como referência para datar acontecimentos importantes e que se tornaram fundamentais para o estudo da República a partir de 503 a.C., data em que se considera que já são dignos de credibilidade.
A década que seguiu ao 509 (data da conspiração contra o último rei de Roma, Tarquínio, o Soberbo, quando estava fora de Roma sitiando a cidade de Ardea) é um período obscuro do qual se conhecem apenas fatos isolados.
Explicação: