A modernidade foi marcada por um grande embate epistemológico sobre a origem do conhecimento, um dos pensadores em destaque desse período é René Descartes, que nasceu em 1596, é considerado o “fundador da filosofia moderna”, o “pai da matemática moderna” e ainda o “fundador do racionalismo moderno”.
Adaptado de Freitas, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. 200 p.
Sobre o pensamento desse filósofo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Estruturou um método científico baseado no empirismo.
Alternativa 2:
A dúvida é o ponto de partida para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Alternativa 3:
Atribuiu exclusivamente ao empirismo a capacidade de alcançar a verdade.
Alternativa 4:
Defende que devemos partir do complexo para então chegarmos ao simples.
Alternativa 5:
Acreditava que um problema deveria ser analisado apenas observando o todo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2:
A dúvida é o ponto de partida para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Explicação:
Descartes atribuiu exclusivamente à razão a capacidade de alcançar a verdade. Assim sendo, o racionalismo coloca a razão em uma posição de centralidade. Descartes supõe que o ser humano dispõe de uma estrutura mental inata. Deste ponto de vista, a aprendizagem é um processo interno, que depende exclusivamente do sujeito, de sua introspecção; de pensar sobre o próprio pensamento (raciocinar). Relacionando o raciocínio de Descartes para o campo da educação, poderíamos afirmar que, para ele, todo o conhecimento provém da dúvida. Assim sendo, caberia a qualquer professor pôr seus educandos a ‘duvidar’. Desafiá-los seria o caminho para a aprendizagem.