Artes, perguntado por Danysouza2015, 1 ano atrás

A mistura de raças mui diversas é, na maioria dos casos, prejudicial. Ante as conclusões do evolucionismo, ainda quando reaja sobre o produto o influxo de uma raça superior, despontam vivíssimos estigmas da inferior. A mestiçagem extremada é um retrocesso. O indo-europeu, o negro e o brasílio-guarani ou o tapuia, exprimem estádios evolutivos que se fronteiam, e o cruzamento, sobre obliterar as qualidades preeminentes do primeiro, é um estimulante à revivescência dos atributos primitivos dos últimos. De sorte que o mestiço – traço de união entre raças, breve existência individual em que se comprimem esforços seculares – é, quase sempre, um desequilibrado" (CUNHA, 1968: 82).

O texto acima é de autoria do escritor brasileiro Euclides da Cunha (1866- 1909). De acordo com o que você estudou, é possível dizer que Cunha era partidário da visão:

Escolha uma:
a. Oposta ao evolucionismo e ao culturalismo de Gilberto Freyre que valorizava a miscigenação das raças como fonte de criatividade.
b. De Darcy Ribeiro, para quem o mulato, portanto o “mestiço”, é o elemento tipicamente brasileiro marcado pela indolência e pela tendência à desordem e à indisciplina.
c. Daqueles que reconhecem a diversidade cultural entre os próprios índios, negros e brancos.
d. Evolucionista que acredita na possibilidade de evolução das raças inferiores em direção às condições das raças superiores.

Soluções para a tarefa

Respondido por nena2015
29
Letra A- a. Oposta ao evolucionismo e ao culturalismo de Gilberto Freyre que valorizava a miscigenação das raças como fonte de criatividade.

Perguntas interessantes