Pedagogia, perguntado por thaismarques60p7nab6, 1 ano atrás

A migração de espaços entre a mídia, a escola e a cultura audiovisual precisa ser pensada como território imprescindível para uma educação que dê conta da problemática de um mundo “inflacionado” de imagens e da formação de novas subjetividades. O trabalho pedagógico precisa se debruçar sobre o que poderiam ser os dispositivos de produção de subjetividade. (GOMES, P. B. M. B. Mídia, Imaginário de consumo e educação. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.74, pp. 191-207. ISSN 0101-7330.)
Qual é o papel do professor dentro da escola em relação a Mídia, Imaginário de consumo e educação?
Escolha uma:
a. Instigar a produção dos alunos, para que eles possam reelaborar as mídias produzidas de acordo com as corporações.
b. Desmotivar a produção dos alunos, colocando-os no papel de “sujeito pensante”.
c. Incentivar a produção dos alunos, colocando-os no papel de “sujeito pensante”, com capacidade para reelaborar as mídias produzidas de acordo com sua realidade.
d. Incentivar que os alunos elaborem suas próprias mídias inspirados em papéis das figuras produzidas por corporações como a Disney, a Warner e a Mattel.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
6
Olá, bom dia!


A resposta correta encontra-se na letra c. Incentivar a produção dos alunos, colocando-os no papel de “sujeito pensante”, com capacidade para reelaborar as mídias produzidas de acordo com sua realidade. 


Nesse sentido, observa-se que o papel da escola consiste no desenvolvimento de um sujeito crítico, capaz de julgar o mundo midiático, e reconstruí-lo de acordo com a sua realidade.


Dessa forma, a incentivação da produção do aluno é essencial por parte da escola, para que esta conscientização ocorra de forma concreta.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes