A metodologia PERT (Program Evaluation and Review Technique) nos permite o planejamento, a elaboração e a atualização de cronogramas de projetos. Com base nos estudos sobre PERT, em relação à gestão do tempo em projetos, explique para que serve o PERT, o que ele considera e sua relação com o caminho crítico de um projeto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A técnica PERT consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP).
A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial do método PERT, pois ele pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade.
Em primeiro lugar, é preciso obter com os especialistas as estimativas Otimista, Pessimista e Mais Provável para atividade.
Considerado uma parte, ou uma extensão da técnica PERT, o Critical Path Method (CPM) é utilizado no gerenciamento de projetos mais complexos e extensos. No entanto, pode ser aplicado até mesmo em projetos simples — trazendo uma série de benefícios. O método foi idealizado também por volta de 1958. O objetivo era otimizar a cadeia produtiva e reduzir as pausas para manutenção.
Explicação:
A fórmula PERT aplica um peso maior para a estimativa Mais Provável, mas não deixa de considerar as estimativas Pessimista e Otimista.
PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)/6