“A metodologia da escola antiga estava assentada em um ensino abstrato e distante das crianças, o que explica as dificuldades que elas tinham em fazer ligações com sua própria vida. Muitas vezes se questionava o porquê de estudar história. O professor ficava no passado distante sem fazer ligações com o presente e o futuro. Ensinar história requer que o educador saiba ir e voltar no tempo para esclarecer os conceitos. Isto também se refere ao saber trabalhar o local e o global, deslocando-se de um a outro. Tem sido prática recorrente entre os professores datar os eventos como se isso bastasse para que a criança realize a localização temporal e apreenda seu significado. O professor isola um acontecimento num dado tempo explicando as causas e as consequências do determinado fato, tendo como referência o antes, o agora e o depois.
O problema é que o professor, ao isolar um fato, com o objetivo de facilitar a compreensão das partes, não faz o caminho de volta, ou seja, integrando a parte isolada ao todo novamente.
Para trabalhar com várias noções de tempo, entretanto, é preciso situar historicamente os acontecimentos, integrando o particular e o geral, as partes e o todo, cuja dinâmica é a multiplicidade de operações”.
A esta forma de trabalhar com um tema, indo e voltando no tempo e estabelecendo relações entre presente>passado> e até mesmo projetando no futuro, denominamos de:
Escolha uma:
a. Metodologia do tempo linear.
b. Metodologia dos tempos divergentes.
c. História linear.
d. Metodologia do tempo cíclico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta certa - b. Metodologia dos tempos divergentes.(acabei de fazer e está certa)
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás