A meta do terceiro Desafio Global de Segurançado Paciente, promovido pela Organização Mundialde Saúde com o tema "Medicação sem Danos",é reduzir em 50% os danos graves e evitáveisrelacionados a medicamentos ao longo dospróximos cinco anos, a partir do desenvolvimentode sistemas de saúde mais seguros e eficientes emcada etapa do processo de medicação: prescrição,distribuição, administração, monitoramento eutilização. Sistemas e processos de medicaçãosão complexos e, muitas vezes, não funcionamadequadamente.São serviços farmacêuticos direcionados aoindivíduo, à família e à comunidade com potencialpara aumentar a efetividade dos tratamentos,reduzir a morbimortalidade relacionada ao uso demedicamentos e reduzir os custos assistenciais:I. A conciliação de medicamentos paraavaliar discrepâncias nas prescrições entrediferentes níveis do cuidado.II. A revisão da farmacoterapia com foco naadesão ao tratamento medicamentoso.III. O rastreamento em saúde para o diagnósticode doenças raras e início do tratamentobaseado em protocolos clínicos.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C III, apenas.D I e II, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O número de indivíduos que é afetado pelo mau uso dos medicamentos, erros nos procedimentos básicos no atendimento de serviços de saúde e ineficiência dos sistemas instituídos é notável. Para combater este tipo de situação, pode-se:
I. A conciliação de medicamentos para avaliar discrepâncias nas prescrições entre diferentes níveis do cuidado.
Correto. A conciliação entre medicamentos pode ajudar a reduzir os custos dos mesmos, facilitando a adesão, auxiliando no controle de qualidade da terapêutica e etc.
II. A revisão da farmacoterapia com foco na adesão ao tratamento medicamentoso.
Correto. Se deve estar preocupado com a manutenção da saúde do paciente a longo prazo, assim, é importante que se utilize remédios que tenham uma adesão comprovada.
Temos, portanto, como corretas, as assertivas:
D. I e II, apenas.
Resposta:
I e II APENAS
Explicação: