A meritocracia e o merecimento são conceitos que sempre permeiam as discussões sociais. Na visão sociológica apresentada, a questão está direcionada para quem premiamos e como premiamos, finalizando com o que efetuamos esta premiação – e se é ela, merecida ou não. Quanto aos critérios de merecimento da sociedade atual, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A expressão "Compre porque você merece" é um exemplo de que todos nós merecemos os prêmios exclusivamente do consumo.
Alternativa 2:
A individualidade pessoal não transparece na questão do merecimento - ainda que só pelo fato disto ocorrer já é motivo para mais uma premiação.
Alternativa 3:
Os prêmios atuais são sempre voltados às questões educacionais e profissionais, sendo estas as inegavelmente aceitas como legítimas pela sociedade.
Alternativa 4:
A questão debatida diz respeito a quem estamos premiando e como estamos premiando, uma vez que futilidades, inutilidades e ações simplistas são amplamente reconhecidas pela sociedade.
Alternativa 5:
Na concepção meritocrática sublinha-se os entraves sociais que dificultam o indivíduo a alcançar suas metas. As chances desiguais para se chegar ao status de "premiados" são ressaltas nessa corrente de pensamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Alternativa 5.
A meritocracia tem cada vez mais se distanciado do real merecimento dos individuos, principalmente pelos entraves sociais decorrentes da falta de oportunidades de crescimento entre individuos que estão presentes em camadas menos favorecidas, dos que se encontram em classes dominantes.
Por conta disso, muitos dos que realmente merecem ser premiados, acabam por "cair no esquecimento", de forma que a sociedade apenas reconheça aqueles que já estão no "holofote".
aneamaral49:
Concordo!
Perguntas interessantes