A mercadoria-fetiche nos escapa porque se desconhece a sua produção humana. Não são os homens ativos e conscientes que comandam o mundo das mercadorias, mas, ao contrário, são as mercadorias que determinam as relações entre os homens. O mercado mundial é a forma moderna do destino. (Fonte: MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p. 28]) A Escola de Frankfurt toma base na filosofia de um autor específico; assinale a alternativa que indica o autor e a ideia tratada no trecho. Selecione uma alternativa: a) Edgar Morin e a complexidade das relações de produção. B) Pierre Bourdieu e a produção da mercadoria cultural. C) Karl Marx e a fetichização do produto do trabalho. D) Pierre Bourdieu e a reprodução. E) Karl Marx e a dialética da luta de classes
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De acordo com o texto sobre mercadoria-fetiche, podemos afirmar que é uma ideia realizada por Karl Marx sobre a fetichização do produto do trabalho. Sendo assim, a alternativa correta a C.
Sobre a teoria fetichista de Marx
Devemos compreender que esta teoria é vinculada ao fato de que as mercadorias, no capitalismo, realizam uma ocultação das relações sociais de exploração do trabalho. O homem trabalhador não possui nenhum controle sobre a sua criação no trabalho. Resumindo, o fetichismo da mercadoria é uma crítica social sobre o nosso modo de produção, e não está ligado com o nosso modo de consumação.
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