A mercadoria-fetiche nos escapa porque se desconhece a sua produção humana. Não são os homens ativos e conscientes que comandam o mundo das mercadorias, mas, ao contrário, são as mercadorias que determinam as relações entre os homens. O mercado mundial é a forma moderna do destino. (Fonte: MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p. 28]) A Escola de Frankfurt toma base na filosofia de um autor específico; assinale a alternativa que indica o autor e a ideia tratada no trecho
Soluções para a tarefa
A alternativa correta referente ao trecho do enunciado que aborda sobre a mercadoria-fetiche, é a Letra C: Karl Marx e a fetichização do produto do trabalho
A Mercadoria-Fetiche segundo Karl Marx
Marx em seu grande livro intitulado “O Capital”, observa que uma mercadoria quando aperfeiçoada, não retém seu valor real de venda, que, segundo ele, é determinado pela quantidade de trabalho realizado para esse sujeito, mas isso, ele assume um valor de venda absurdo e infundado, como se nem o fruto do trabalho humano nem o fruto do trabalho humano valessem nada. Qualidade, o que ele quer condenar é que a matéria parece perder sua relação com trabalhar e tirar a própria vida.
Karl Marx chamou esse fenômeno de "Fetiche da mercadoria", que ele baseou na história do personagem bíblico Moisés, que, depois de vagar por quarenta anos com o povo escolhido de Deus (os judeus) no oriente, depois da terra prometida se deparou com crescentes incredulidade.
Os discípulos, que estavam cansados de vagar por lugares diferentes, por causa desse descontentamento, Moisés deixou seu povo na terra fértil e escondeu por um tempo em reflexão e busca, algum sinal da presença real desse Deus, o lugar da promessa. terra e que com isso conseguiu restaurar a confiança de seu povo, que rapidamente desapareceu.
Complemento da Questão
Escolha uma:
a. Edgar Morin e a complexidade das relações de produção.
b. Pierre Bourdieu e a reprodução.
c. Karl Marx e a fetichização do produto do trabalho.
d. Pierre Bourdieu e a produção da mercadoria cultural.
e. Karl Marx e a dialética da luta de classe
Entenda mais sobre a Mercadoria-Fetiche aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/48721677
#SPJ4