História, perguntado por ThayClimenco2331, 1 ano atrás

A mentira do opressor

“ Preciso manter a prom essa de não fazer um discurso sobre o colonialismo. Mas vou expressar, com palavras simples, qual é minha objeção fundamental ao domínio colonial.A meu ver, é um grave crime qualquer pessoa se impor a outra, apropriar-se de sua terra e de sua história, e ainda agravar esse crime com a alegação de que a vítima é uma espécie de tutelado ou menor de idade que necessita de proteção. É uma mentira total e deliberada. Parece que até o agressor sabe disso, e é por essa razão que ele às vezes procura camuflar seu banditismo com essa hipocrisia tão descarada. No fim do século XIX, o rei Leopoldo da Bélgica, cujas atividades no Congo mostram bem o porquê da triste fama do colonialismo, ainda foi capaz de pronunciar estas palavras com a cara mais séria do mundo: 'Apraz-me pensar que nossos enviados, quase todos voluntários vindos das fileiras do Exército belga, têm sempre em mente a forte noção da carreira que escolheram e são animados pelo mais puro sentimento de patriotismo; sem poupar seu próprio sangue, pouparão ainda mais o sangue dos nativos, que neles verão os protetores todo- -poderosos de suas vidas e de seus bens, professores benevolentes de quem eles tanto necessitam '

1. Que críticas Chinua Achebe faz ao neocolonialismo? Você concorda com ele? Porquê?
2. Achebe afirm a: "Parece que até o agressor sabe disso, e é por essa razão que ele às vezes procura cam uflar seu banditismo com essa hipocrisia tão descarada". De que maneira o discurso do rei Leopoldo, da Bélgica, citado por Achebe, exemplifica essa afirmação?
3. De que form ão domínio e a opressão de uma pessoa, de um grupo, de uma instituição etc. sobre o outro se expressa nos dias atuais?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
84
Olá!

1) A descrição da foto diz tudo. "Congoleses aprisionados por colonizadores belgas" - pois, que tipo de protetor aprisiona seu protegido? É evidente a mentira descarada do monarca belga, uma vez que a verdadeira razão da colonização da África era puramente comercial.

2) A afirmativa do Rei Leopoldo é tão descarada que mesmo que não conhece a história, pelo enunciado, consegue perceber.

Ao comparar seu discurso com a imagem, uma exibição de poder, notamos que a vida dos soldados belgas não estava em jogo para proteger os congoleses, e sim, conquistá-los - e sem dúvidas, não é da liberdade do Congo que estamos falando.

3) Atualmente, a opressão é mascarada de forma sutil, e tende a acontecer em lugares ermos, ou mesmo escondidos. É o que podemos ver o que algumas empresas de confecção fizeram com imigrantes bolivianos em São Paulo.

A desculpa de "oferecer trabalho e oportunidade" tenta esconder o verdadeiro viés exploratório. É preciso tomar muito cuidado com certos discursos atuais.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes