A mensuração de qualquer conta contábil deve ser cuidadosamente analisada diante as normas e pronunciamentos contábeis. A estrutura conceitual básica da contabilidade – CPC 00 trouxe novas aplicabilidades para o ano de 2020, através da (R2), de acordo com o pronunciamento, ativos e passivos devem ter registros específicos como, o custo histórico e valor atual, bem como fatores a serem considerados ao selecionar a base de mensuração. A não observância, as bases legais no ato da mensuração e registros dos ativos e passivos, podem implicar diversas consequências à entidade, sendo assim, responda os questionamentos e bons estudos.
1.Quais os principais fatores devem ser observados no ato de mensurar e registrar os ativos e passivos?
2.Em sua opinião, quais as possíveis consequências em mensurar e registrar um ativo e/ou passivo erroneamente nas demonstrações contábeis?
3.Por que há diferentes formas de mensurar ativos e passivos?
Soluções para a tarefa
1) A mensuração de ativos e passivos segue um dos princípios da contabilidade que está descrito no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 00, que é o do registro pelo valor original, esse princípio diz que os ativos e passivos devem ser registrados pelo seu custo histórico.
2) A mensuração de forma errônea pode gerar inúmeros problemas, o maior deles é o da possibilidade de causas distorções relevantes dentro do balanço, que pode dentro de um processo de auditoria receber parecer adverso divido as contas mensuradas de forma equivocada.
3) Os ativos e passivos são mensurados de forma diferente pois existe um princípio dentro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 00 chamado de Prudência, que diz que a contabilidade deve ser pudente, e registrar sempre os ativos ao menor valor cabível e os passivos dentro do maior valor cabível.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!