A menor frequência emitida por um intrumento é a nota Dó, de frequência
65, 3Hz.
(a) Qual é a frequência do segundo harmônico? A qual nota essa frequência corresponde?
(b) Qual é a frequência do terceiro harmônico? A qual nota essa frequência corresponde?
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7
Olá!
Para melhor compreendermos o campo harmônico e a escalas musicais, necessitaremos saber as frequências de cada corda, seja ela: fundamental ou sobretons. Além disso é necessário conhecer a tabela de frequência das escalas musicais, bem como saber a velocidade do som e aplicarmos as frequências para encontrarmos também o período e comprimento da corda, para assim encontrarmos as notas que correspondem à tabela das escalas musicais, vejamos os seguintes dados encontrados:
Aplicamos a fórmula da frequência de uma onda estacionária
![\boxed{f_n = \dfrac{nV}{2L} } \boxed{f_n = \dfrac{nV}{2L} }](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7Bf_n+%3D+%5Cdfrac%7BnV%7D%7B2L%7D+%7D)
Dados:
![f_1 = 65,3\:Hz\Longleftarrow(menor\:frequ\^encia\:ou\:frequ\^encia\:fundamental) f_1 = 65,3\:Hz\Longleftarrow(menor\:frequ\^encia\:ou\:frequ\^encia\:fundamental)](https://tex.z-dn.net/?f=f_1+%3D+65%2C3%5C%3AHz%5CLongleftarrow%28menor%5C%3Afrequ%5C%5Eencia%5C%3Aou%5C%3Afrequ%5C%5Eencia%5C%3Afundamental%29)
![f_2 = ? \:\Longleftarrow(Sobretom\:ou\:2\ºharm\^onico) f_2 = ? \:\Longleftarrow(Sobretom\:ou\:2\ºharm\^onico)](https://tex.z-dn.net/?f=f_2+%3D+%3F+%5C%3A%5CLongleftarrow%28Sobretom%5C%3Aou%5C%3A2%5C%C2%BAharm%5C%5Eonico%29)
![f_3 = ?\:\LOngleftarrow(Sobretom\:ou\:3\ºharm\^onico) f_3 = ?\:\LOngleftarrow(Sobretom\:ou\:3\ºharm\^onico)](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+%3F%5C%3A%5CLOngleftarrow%28Sobretom%5C%3Aou%5C%3A3%5C%C2%BAharm%5C%5Eonico%29)
Se: n (corda) e f1 (frequência fundamental) e V (barriga da onda)
![n = 1 n = 1](https://tex.z-dn.net/?f=n+%3D+1+)
![f_1 = 65,3\:Hz f_1 = 65,3\:Hz](https://tex.z-dn.net/?f=f_1+%3D+65%2C3%5C%3AHz)
![f_n = \dfrac{nV}{2L} f_n = \dfrac{nV}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_n+%3D+%5Cdfrac%7BnV%7D%7B2L%7D+)
![f_1 = \dfrac{1V}{2L} f_1 = \dfrac{1V}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_1+%3D+%5Cdfrac%7B1V%7D%7B2L%7D)
![65,3 = \dfrac{V}{2L} 65,3 = \dfrac{V}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=65%2C3+%3D+%5Cdfrac%7BV%7D%7B2L%7D+)
![V = 65,3*2L V = 65,3*2L](https://tex.z-dn.net/?f=V+%3D+65%2C3%2A2L)
![\boxed{V = 130,6\:L} \boxed{V = 130,6\:L}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7BV+%3D+130%2C6%5C%3AL%7D)
Vamos encontrar, a 2ª corda harmônica.
Dados:
V = 130,6 L
n = 2
f2 = ?
![f_n = \dfrac{nV}{2L} f_n = \dfrac{nV}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_n+%3D+%5Cdfrac%7BnV%7D%7B2L%7D+)
![f_2 = \dfrac{2V}{2L} f_2 = \dfrac{2V}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_2+%3D+%5Cdfrac%7B2V%7D%7B2L%7D+)
![f_2 = \dfrac{\diagup\!\!\!\!2*130,6\:\diagup\!\!\!\!L}{\diagup\!\!\!2\diagup\!\!\!\!L} f_2 = \dfrac{\diagup\!\!\!\!2*130,6\:\diagup\!\!\!\!L}{\diagup\!\!\!2\diagup\!\!\!\!L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_2+%3D+%5Cdfrac%7B%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%212%2A130%2C6%5C%3A%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21L%7D%7B%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%212%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21L%7D)
![\boxed{\boxed{f_2 = 130,6\:Hz}}\Longleftarrow(frequ\^encia\:do\:2\º\:harm\^onico)\end{array}}\qquad\checkmark \boxed{\boxed{f_2 = 130,6\:Hz}}\Longleftarrow(frequ\^encia\:do\:2\º\:harm\^onico)\end{array}}\qquad\checkmark](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7Bf_2+%3D+130%2C6%5C%3AHz%7D%7D%5CLongleftarrow%28frequ%5C%5Eencia%5C%3Ado%5C%3A2%5C%C2%BA%5C%3Aharm%5C%5Eonico%29%5Cend%7Barray%7D%7D%5Cqquad%5Ccheckmark)
Agora, vamos encontrar a 3ª corda harmônica.
Dados:
V = 130, 6 L
n = 3
f3 = ?
![f_n = \dfrac{nV}{2L} f_n = \dfrac{nV}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_n+%3D+%5Cdfrac%7BnV%7D%7B2L%7D)
![f_3 = \dfrac{3V}{2L} f_3 = \dfrac{3V}{2L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+%5Cdfrac%7B3V%7D%7B2L%7D)
![f_3 = \dfrac{3*130,6\:\diagup\!\!\!\!L}{2\diagup\!\!\!\!L} f_3 = \dfrac{3*130,6\:\diagup\!\!\!\!L}{2\diagup\!\!\!\!L}](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+%5Cdfrac%7B3%2A130%2C6%5C%3A%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21L%7D%7B2%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21L%7D)
![f_3 = \dfrac{391,8}{2} f_3 = \dfrac{391,8}{2}](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+%5Cdfrac%7B391%2C8%7D%7B2%7D)
![\boxed{\boxed{f_3 = 195,9\:Hz}}\Longleftarrow(frequ\^encia\:do\:3\º\:harm\^onico)\end{array}}\qquad\checkmark \boxed{\boxed{f_3 = 195,9\:Hz}}\Longleftarrow(frequ\^encia\:do\:3\º\:harm\^onico)\end{array}}\qquad\checkmark](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7Bf_3+%3D+195%2C9%5C%3AHz%7D%7D%5CLongleftarrow%28frequ%5C%5Eencia%5C%3Ado%5C%3A3%5C%C2%BA%5C%3Aharm%5C%5Eonico%29%5Cend%7Barray%7D%7D%5Cqquad%5Ccheckmark)
Agora, vamos descobrir qual nota esta frequência corresponde, vale ressaltar que é necessário a tabela da frequência das escalas musicais para comparar onde a nota se encaixa, quando se sabe, sua frequência, seu período e e comprimento de onda, vejamos:
Sabe-se que a velocidade do som é 344 m/s, vamos encontrar o período e a velocidade de cada frequência
obs: Sei que não precisava eu encontrar da nota Dó 1, mas mesmo assim vou identificar de cada nota
![f_1 = 65,3\:Hz f_1 = 65,3\:Hz](https://tex.z-dn.net/?f=f_1+%3D+65%2C3%5C%3AHz)
![\tau\:(peri\´odo)= ? \tau\:(peri\´odo)= ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau%5C%3A%28peri%5C%C2%B4odo%29%3D+%3F)
![\lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ? \lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda%5C%3A%28comprimento%5C%3Ada%5C%3Aonda%29+%3D+%3F)
![f_1 = \dfrac{1}{\tau} f_1 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=f_1+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D+)
![65,3 = \dfrac{1}{\tau} 65,3 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=65%2C3+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D)
![65,3\:\tau = 1 65,3\:\tau = 1](https://tex.z-dn.net/?f=65%2C3%5C%3A%5Ctau+%3D+1)
![\tau = \dfrac{1}{65,3} \tau = \dfrac{1}{65,3}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B65%2C3%7D+)
![\boxed{\tau \approx 0,0153\:s} \boxed{\tau \approx 0,0153\:s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Ctau+%5Capprox+0%2C0153%5C%3As%7D)
![\lambda = \dfrac{v}{f_1} \lambda = \dfrac{v}{f_1}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7Bv%7D%7Bf_1%7D+)
![\lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{0,0153\:\diagup\!\!\!\!s} \lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{0,0153\:\diagup\!\!\!\!s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7B344%5C%3Am%2F%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D%7B0%2C0153%5C%3A%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D)
![\boxed{\lambda \approx 5,26\:m} \boxed{\lambda \approx 5,26\:m}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Clambda+%5Capprox+5%2C26%5C%3Am%7D)
Obs: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que realmente pertence a menor frequência permitida a nota Dó 1 (D1).
Agora, vamos aplicar ao segundo harmônico e identificar sua nota, vejamos:
![f_2 = 130,6\:Hz f_2 = 130,6\:Hz](https://tex.z-dn.net/?f=f_2+%3D+130%2C6%5C%3AHz)
![\tau\:(peri\´odo)= ? \tau\:(peri\´odo)= ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau%5C%3A%28peri%5C%C2%B4odo%29%3D+%3F)
![\lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ? \lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda%5C%3A%28comprimento%5C%3Ada%5C%3Aonda%29+%3D+%3F)
![f_2 = \dfrac{1}{\tau} f_2 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=f_2+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D+)
![130,6 = \dfrac{1}{\tau} 130,6 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=130%2C6+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D)
![130,6\:\tau = 1 130,6\:\tau = 1](https://tex.z-dn.net/?f=130%2C6%5C%3A%5Ctau+%3D+1)
![\tau = \dfrac{1}{130,6} \tau = \dfrac{1}{130,6}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B130%2C6%7D+)
![\boxed{\tau \approx 0,007656\:s} \boxed{\tau \approx 0,007656\:s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Ctau+%5Capprox+0%2C007656%5C%3As%7D)
![\lambda = \dfrac{v}{f_2} \lambda = \dfrac{v}{f_2}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7Bv%7D%7Bf_2%7D+)
![\lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{130,6\:\diagup\!\!\!\!s} \lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{130,6\:\diagup\!\!\!\!s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7B344%5C%3Am%2F%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D%7B130%2C6%5C%3A%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D)
![\boxed{\lambda \approx 2,63\:m} \boxed{\lambda \approx 2,63\:m}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Clambda+%5Capprox+2%2C63%5C%3Am%7D)
Obs²: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que realmente pertence a segunda frequência o campo harmônico permitido, no caso a nota Dó 2 (D2).
Agora, vamos aplicar ao terceiro harmônico e identificar sua nota, vejamos:
![f_3 = 195,9\:Hz f_3 = 195,9\:Hz](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+195%2C9%5C%3AHz)
![\tau\:(peri\´odo)= ? \tau\:(peri\´odo)= ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau%5C%3A%28peri%5C%C2%B4odo%29%3D+%3F)
![\lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ? \lambda\:(comprimento\:da\:onda) = ?](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda%5C%3A%28comprimento%5C%3Ada%5C%3Aonda%29+%3D+%3F)
![f_3 = \dfrac{1}{\tau} f_3 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=f_3+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D+)
![195,9 = \dfrac{1}{\tau} 195,9 = \dfrac{1}{\tau}](https://tex.z-dn.net/?f=195%2C9+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B%5Ctau%7D)
![195,9\:\tau = 1 195,9\:\tau = 1](https://tex.z-dn.net/?f=195%2C9%5C%3A%5Ctau+%3D+1)
![\tau = \dfrac{1}{195,9} \tau = \dfrac{1}{195,9}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Ctau+%3D+%5Cdfrac%7B1%7D%7B195%2C9%7D+)
![\boxed{\tau \approx 0,00510\:s} \boxed{\tau \approx 0,00510\:s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Ctau+%5Capprox+0%2C00510%5C%3As%7D)
![\lambda = \dfrac{v}{f_3} \lambda = \dfrac{v}{f_3}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7Bv%7D%7Bf_3%7D+)
![\lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{195,9\:\diagup\!\!\!\!s} \lambda = \dfrac{344\:m/\diagup\!\!\!\!s}{195,9\:\diagup\!\!\!\!s}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Clambda+%3D+%5Cdfrac%7B344%5C%3Am%2F%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D%7B195%2C9%5C%3A%5Cdiagup%5C%21%5C%21%5C%21%5C%21s%7D)
![\boxed{\lambda \approx 1,755\:m} \boxed{\lambda \approx 1,755\:m}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Clambda+%5Capprox+1%2C755%5C%3Am%7D)
Obs³: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que a terceira frequência no campo harmônico permitido representa a nota Sol 2 (G2).
Para melhor compreensão sobre as notas, por aproximação de valores verifique o anexo e compare as notas:
https://prnt.sc/hkujwm
Para melhor compreendermos o campo harmônico e a escalas musicais, necessitaremos saber as frequências de cada corda, seja ela: fundamental ou sobretons. Além disso é necessário conhecer a tabela de frequência das escalas musicais, bem como saber a velocidade do som e aplicarmos as frequências para encontrarmos também o período e comprimento da corda, para assim encontrarmos as notas que correspondem à tabela das escalas musicais, vejamos os seguintes dados encontrados:
Aplicamos a fórmula da frequência de uma onda estacionária
Dados:
Se: n (corda) e f1 (frequência fundamental) e V (barriga da onda)
Vamos encontrar, a 2ª corda harmônica.
Dados:
V = 130,6 L
n = 2
f2 = ?
Agora, vamos encontrar a 3ª corda harmônica.
Dados:
V = 130, 6 L
n = 3
f3 = ?
Agora, vamos descobrir qual nota esta frequência corresponde, vale ressaltar que é necessário a tabela da frequência das escalas musicais para comparar onde a nota se encaixa, quando se sabe, sua frequência, seu período e e comprimento de onda, vejamos:
Sabe-se que a velocidade do som é 344 m/s, vamos encontrar o período e a velocidade de cada frequência
obs: Sei que não precisava eu encontrar da nota Dó 1, mas mesmo assim vou identificar de cada nota
Obs: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que realmente pertence a menor frequência permitida a nota Dó 1 (D1).
Agora, vamos aplicar ao segundo harmônico e identificar sua nota, vejamos:
Obs²: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que realmente pertence a segunda frequência o campo harmônico permitido, no caso a nota Dó 2 (D2).
Agora, vamos aplicar ao terceiro harmônico e identificar sua nota, vejamos:
Obs³: consultando a tabela abaixo em anexo e por aproximação, verificamos que a terceira frequência no campo harmônico permitido representa a nota Sol 2 (G2).
Para melhor compreensão sobre as notas, por aproximação de valores verifique o anexo e compare as notas:
https://prnt.sc/hkujwm
dexteright02:
estou tentando colocar o anexo e não quer
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