A melanina é produzida no interior de células da epiderme chamadas melanócitos. A partir deles, a melanina é levada aos queratinócitos, que formam o grupo de células mais abundantes da epiderme. A melanina nos queratinócitos é estocada em vesículas, chamadas melanossomos, que se acumulam e juntas formam uma camada em volta do núcleo celular. O tipo de melanina produzida, a quantidade e a forma como ela se distribui nas células da pele determinam a tonalidade única de cada indivíduoA disposição dos melanossomos no protoplasma dos queratinócitos, mencionada no texto, tem a função de A recompor a carioteca ao final da divisão celular.B promover a síntese polipeptídica no meio intracelular.C estimular a produção de pigmentos que atuam na fotoproteção das células da pele.D proteger o material genético de danos provocados pela incidência de raios ultravioleta.E realizar a correção do DNA em casos de erros no pareamento dos nucleotídeos durante a replicação
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Alternativa correta. C estimular a produção de pigmentos que atuam na foto proteção das células da pele
Os melanossomos, dentro do contexto biológico, estão relacionados a produção de melanina, conforme a exposição à radiação ultravioleta, visto que são extremamente sensíveis à luz.
Por conta disso, apresentam um tipo de função condicionante, além de serem mais presentes em indivíduos com a pele mais escura, ordenada somente por fatores genéticos e hereditários, o que resulta na maior produção de melanina.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás