A medida que a população envelhece há um aumento das doenças crônico degenerativas, o que demanda maior cuidado e gera, muitas vezes, uma ____________ desnecessária, o que torna o cuidado domiciliar um dos fatores em desenvolvimento como prática de saúde, entre elas a ____________. A assistência domiciliar, no caso da puérpera e de seu bebê, se dá como uma continuidade dos cuidados prestados e deve ser de maneira individualizada, sempre respeitando suas crenças. Esta é realizada pela atenção primária, pelo ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
doença / desospitalização / Programa de Saúde da Família.
b.
complicação / desospitalização / Programa de Saúde da Família.
c.
hospitalização / desospitalização / Programa de Saúde da Família.
d.
complicação / desospitalização / Programa de Humanização.
e.
hospitalização / desospitalização / Programa de Humanização.
Até os dias de hoje o incentivo ao aleitamento materno continua sendo um grande desafio, pois o índice de desmame ainda é grande. O desmame pode acontecer por algumas intercorrências podem acontecer neste período, por isso a importância da orientação e apoio. Analise as afirmativas a seguir sobre as complicações mais comuns e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ingurgitamento mamário: quando as mamas apresentam um diminuição do volume pelo não esvaziamento. Pode aparecer edema, nódulos, hiperemia, hipertemia, tensão na região da aréola, o que dificulta a sucção do bebê.
( ) Traumas mamilares: trata-se de lesão, escoriação, fissura ou erosão, acompanhada de dor e ardor nos mamilos. Deve-se orientar banho de sol para fortalecer a pele, higiene e a correta técnica de amamentação.
( ) Mastite puerperal: trata-se do ingurgitamento das mamas acompanhado de febre, dor, calor, ardor, rubor, náuseas, vômitos, calafrios e taquicardia. Os cuidados devem ser não manipular as mamas, realizar massagem e ordenha manual.
( ) No Ingurgitamento mamário a orientação é realizar a ordenha manual, amamentação precoce e à livre demanda, realizar esvaziamento das mamas, uso de sutiã correto e analgésico se necessário e conforme indicação do médico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V-V-F-F.
b.
V-F-V-F.
c.
F-F-V-V. Incorreto
d.
F-F-F-V.
e.
F-V-F-V.
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 1
c. hospitalização / desospitalização / Programa de Saúde da Família.
Completando corretamente:
"A medida que a população envelhece há um aumento das doenças crônico degenerativas, o que demanda maior cuidado e gera, muitas vezes, uma hospitalização desnecessária, o que torna o cuidado domiciliar um dos fatores em desenvolvimento como prática de saúde, entre elas a desospitalização. A assistência domiciliar, no caso da puérpera e de seu bebê, se dá como uma continuidade dos cuidados prestados e deve ser de maneira individualizada, sempre respeitando suas crenças. Esta é realizada pela atenção primária, pelo Programa de Saúde da Família. "
QUESTÃO 2
e. F-V-F-V.
Analisando:
( F ) Ingurgitamento mamário: quando as mamas apresentam um diminuição do volume pelo não esvaziamento. Pode aparecer edema, nódulos, hiperemia, hipertemia, tensão na região da aréola, o que dificulta a sucção do bebê.
O que ocorre é o aumento do volume das mamas.
( V ) Traumas mamilares: trata-se de lesão, escoriação, fissura ou erosão, acompanhada de dor e ardor nos mamilos. Deve-se orientar banho de sol para fortalecer a pele, higiene e a correta técnica de amamentação.
( F ) Mastite puerperal: trata-se do ingurgitamento das mamas acompanhado de febre, dor, calor, ardor, rubor, náuseas, vômitos, calafrios e taquicardia. Os cuidados devem ser não manipular as mamas, realizar massagem e ordenha manual.
Trata-se de um processo inicialmente inflamatório resultante do ingurgitamento mamário..
( V ) No Ingurgitamento mamário a orientação é realizar a ordenha manual, amamentação precoce e à livre demanda, realizar esvaziamento das mamas, uso de sutiã correto e analgésico se necessário e conforme indicação do médico.
Bons estudos!
Resposta:
hospitalização / desospitalização / Programa de Saúde da Família. Correto
Explicação:
corrigido e confirmado no ava