À medida que a estratégia é um fator fundamental ao desempenho coerente das organizações, e que estas dependem de pessoas para conseguirem funcionar, outro campo de estudos administrativos torna-se peça fundamental para a compreensão da dinâmica da estratégia nas organizações: a cultura organizacional. Define-se cultura organizacional como um elemento que proporciona aos membros da organização um sentimento de identidade, que gera comprometimento a crenças e valores maiores do que os individuais, fomentando, consequentemente, a consonância entre propósitos pessoais e organizacionais
Sobre o texto - e considerando-se as afirmativas a seguir - é possível depreender que a cultura organizacional
A- é, em si mesma uma estratégia para comercialização de produtos e serviços, na medida em que molda a percepção e interesse das messoas em torno dos interesses da organização.
B- resume a estratégia corporativa para o desenvolvimento de produtos e para a estratégia de comercialização e distribuição de produtos e serviços aos clientes, local ou globalmente.
C- é um elemento essencial na definição da estratégia de uma organização, na medida em que fornece sentido às ações das pessoas, indicando ou sugerindo o que deve e o que não deve ser feito em termos de comportamento.
D- é mais importante do que a estratégia da organização, em si, na medida em que estabelece as normas de conduta, os regularmentos, as origens das premiações e - quando aplicáveis - punições.
E- tem como papel fundamental influenciar no deesmpenho das pessoas, individualmente e em equipes, uma vez que o desempenho é proveniente dos valores e crenças da organização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
No contexto apresentado, e diante das alternativas apresentadas, é possível depreender que a cultura organizacional é um elemento essencial na definição da estratégia de uma organização, na medida em que fornece um sentido às ações das pessoas, indicando ou sugerindo o que deve e o que não deve ser feito em termos de comportamento;
Pelo texto, por outro lado, não é possível depreender que a cultura organizacional é, em si mesma, uma estratégia para comercialização de produtos e serviços, na medida em que molda a percepção e interesse das messoas em torno dos interesses da organização; o mesmo é possível afirmar em relação ao desempenho ser proveniente dos valores e crenças da organização, exclusivamente. Também não é possível depreender, a partir do conteúdo, que a cultura organizacional resume a estratégia corporativa para o desenvolvimento de produtos e para a estratégia de comercialização e distribuição de produtos e serviços aos clientes, local ou globalmente, ou mesmo que a cultura é mais importante do que a estratégia da organização, em si, na medida em que estabelece as normas de conduta, os regularmentos, as origens das premiações e - quando aplicáveis - punições.