Ed. Física, perguntado por taniavfontes, 1 ano atrás

a mediana é uma medida de tendência central muito utilizada nos estudos epidemiológicos que possuem distribuição normal dos seus dados esta medida é realizada como?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucas0150
1
Para localizar a mediana de um espaço amostral, tomamos todos os dados e os ordenamos do menor para o maior, de modo a formar uma sequência. Se o número de amostras for ímpar, o número que ocupar a posição central na sequência, isto é, o número que poderíamos denominar "número do meio", será a mediana. Se o número de amostras for par, haverá dois números em posição central, e a mediana será a média aritmética desses dois números. 

Consideremos um exemplo: as alturas de 7 homens adultos foram medidas e são as seguintes: 1.83 m, 1.90 m, 1.70 m, 1.67 m, 1.72 m, 1.81 m e 1.39 m (esse último é um anão, mas f***-se). Para obter a mediana, primeiramente ordenamos os dados do menor para o maior (ou do maior para o menor, tanto faz):

   1         2         3         4        5        6        7
  (1.39) (1.67) (1.70) (1.72) (1.81) (1.83) (1.90)

Como eu disse, se o número de amostras for ímpar (como é o caso, em que temos 7 dados), a mediana será o dado que ocupar posição central. No presente caso, este é o número de posição 4, que corresponde a 1.72 m. Portanto, a mediana será igual a 1.72 m. 

taniavfontes: ola lucas eu coloquei assim , varios estudos epidemiologicos buscam estabelecer o perfil de determinada doenca apartir disto compreender como as relações casuais podem gerar doença. O que acha da minha resposta?
Perguntas interessantes