Psicologia, perguntado por andressasantana8, 1 ano atrás

A maturação é um elemento importante para a compreensão do desenvolvimento e aprendizagem da criança. A psicologia do desenvolvimento foi a disciplina da Psicologia que buscou analisar o impacto desse aspecto na aquisição das competências acadêmicas e alguns teóricos se destacaram nesse percurso. Considerando a relevância destes estudos e o impacto do mesmo na interpretação das dificuldades de aprendizagem, leia as assertivas a seguir:

I. A teoria evolucionista da psicologia do desenvolvimento dá grande ênfase a maturação tomando como referência para a análise dos aspectos de aquisição das competências biológicas.
II. A compreensão de maturação de ordem hereditária influenciou estudos como de Binet que defenderam que as capacidades intelectuais eram de ordem genéticas, portanto não poderiam ser adquiridas.
III. A teoria histórico cultural amplia a compreensão de maturidade quando entende a influência do aspecto biológico na aprendizagem, mas pontua que os fatores sociais e culturais determinam a sua expressão.
IV. Para a teoria histórico cultural a expressão “sujeito imaturo para aprendizagem” remete a compreensão de que devesse esperar passivamente a aquisição de uma competência antes de fomentar a aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
22

I e II.

A teoria histórico-crítica partiu da reflexão de Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.

Sua ideia pode ser complementada por Piaget, que defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, fato contrário ao pensamento de Vygotsky, porém, o desenvolvimento biológico assim como o social são de grande importância.

Respondido por alessandroosp85l0f
82

Resposta:

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Explicação:

Sob o olhar da abordagem histórico-cultural, a concepção de maturidade

é ampliada, transpondo as bases biológicas ao compreendê-la como o esforço  para se conseguir atingir algo, impulsionado pelo processo de mudança pelo  qual passa o indivíduo. (34)

[...]conforme apresentamos no item anterior, os primeiros estudos acerca  da infância foram concebidos a partir de um olhar evolucionista. A lógica de  periodização do ciclo da vida, e de se ater ao que é esperado de cada faixa etária,  coloca ênfase maior na influência de aspectos biológicos sobre o desenvolvimento.  Essa concepção ofereceu base para a construção das teorias inatistas-maturacionistas (FONTANA; CRUZ, 1997) (30)

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, bem como sua intrínseca

relação com o processo de escolarização, favoreceu e fortaleceu, no contexto escolar, a ideia de que a aprendizagem dependeria do desenvolvimento da criança,  de modo que não se deveria adiantar determinados conhecimentos para elas,  que não estariam aptas a compreender em razão de sua imaturidade biológica  para assimilar. A escolarização, segundo estes preceitos, teria por competência propiciar aos seus alunos condições para um desenvolvimento harmonioso (31)

Esta visão permeia também os primeiros questionamentos sobre os problemas  de aprendizagem. Alfred Binet (1857-1911) foi o primeiro profissional a sistematizar um modo de avaliar o Coeficiente Intelectual das crianças (FONTANA;  CRUZ, 1997). Médico por formação, se interessou pela psicologia da criança deficiente com o objetivo de averiguar o nível de inteligência, de modo a auxiliar   os profissionais da educação a elaborarem um plano de escolarização adequado  ao perfil da criança. De acordo com Fontana e Cruz (1997), as capacidades que  compõem a inteligência, ou seja, atenção, julgamento, compreensão e raciocínio, para Binet não eram aprendidas, e sim determinadas pela herança genética do sujeito. A escala de inteligência elaborada por Binet foi amplamente utilizada como respaldo para determinar os aptos e os não aptos à aprendizagem (31,32)

Respostas conforme trechos retirados das páginas 30, 31, 32 e 34 do livro.

De alguma forma espero ter ajudado!


nettoluciana: Concordo.
Perguntas interessantes