A matemática no ritmo e no passo Com base no texto, responda:
QUESTÃO 1
Qual a forma que os estudiosos da musica usam a matemática?
QUESTÃO 2
O que os filósofos Erastotones e Pitágoras criaram?
QUESTÃO
3
O que chamamos de compasso?
QUESTÃO 4
Como os coreógrafos utilizam a matemática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
QUESTÃO 1 R: Os estudiosos da música, atualmente, usam a matemática como uma forma de facilitar seus estudos à respeito da estrutura musical, além de comunicar novas maneiras de se ouvir música. São usadas, da matemática na música, a teoria dos conjuntos, a álgebra abstrata e a teoria dos números. As escalas musicais também foram usadas para essa compreensão, assim como a proporção áurea e o número de Fibonacci que foram usados por alguns compositores em seus trabalhos.
QUESTÃO2 R: O Filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi considerado o fundador da Lógica, sua obra tem grande influência na Teologia cristã na Idade Média. Nasceu em Estagira, antiga Macedônia, atual província da Grécia. ... Aristóteles desenvolve aí um sistema filosófico baseado numa concepção rigorosa do Universo.
Pitágoras foi um filósofo, matemático e astrônomo grego, fundador de uma seita religiosa e fundador de uma cosmologia baseada na Matemática.
QUESTÃO 3 R: Um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical. Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela.
O significado de compasso pode se resumir a uma divisão de uma música em partes menores igualmente espaçadas. Essa divisão se baseia no tempo (andamento) da música.
QUESTÃO 4 R: A dança não pode ser de forma alguma desvencilhada da matemática. Isso porque só quem pratica a dança sabe que é necessário uma série de contagens para que os movimentos possam ser executados de maneira adequada além de forma sincronizada.
Sendo assim, podemos afirmar que por meio da contagem, sempre de um a sete é que as danças podem ser realizadas, onde o professor compreende a importância dos números nesse caso.