A maneira fundamental de se entender as razões determinantes da riqueza de um país variaram ao longo do tempo e do desenvolvimento da economia. Analise as alternativas a seguir, indicando a(s) que considera correta(s): I. Para os povos da Antiguidade, como Roma e Grécia, essa riqueza dependia do aumento do número de combatentes – exército – voltados à defesa das fronteiras nacionais. II. Os mercantilistas consideravam mais prósperas as nações que possuíssem maior quantidade de ouro. III. Economistas clássicos entendiam que a riqueza maior de uma nação era consequência de uma maior produção de bens econômicos. IV. Os Fisiocratas entendiam que as populações deveriam se dedicar mais a atividades comerciais do que, por exemplo, ao desenvolvimento da agricultura. Está(ão) correta(s) apenas:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: d - II Os mercantilistas consideravam mais prósperas as nações que possuíssem maior quantidade de ouro.
Explicação:
O comércio mercantilista SE BASEIA na importância do excedente de estoque de metais preciosos (ouro e prata), excedente esse obtido por meio de exportações maiores que importações. Para os fisiocratas e clássicos, entretanto, a origem da riqueza está na divisão do trabalho e em todas as atividades econômicas. As práticas do mercantilismo são inadequadas não por que aumentam o excedente econômico, já que isso não ocorre. São inadequadas, mas não por causar problemas de demanda efetiva, já que isso tampouco ocorre.
Resposta:
ECONOMIA POLÍTICA - Serviço Social - UNIP
Explicação:
QUESTIONÁRIO UNIDADE I
1. Resposta: D - I e IV
2. Resposta: C - A possibilidade de adoção de medidas e políticas pelo Estado, adicionais à atuação do setor privado, visando reduzir crises de baixa produção e desemprego na economia, como se verificou em 1929.
3. Resposta: E - II e IV
4. Resposta: A - Liberdade dos agentes econômicos para a execução das transações econômicas, relacionadas com a geração, a distribuição e o consumo de bens.
5. Resposta: E - III e IV
6. Resposta: A - Precisava resolver as suas próprias contradições relacionadas com a distribuição dos benefícios entre o capital e o trabalho.
7. Resposta: E - I, III e IV
8. Resposta: B - Cabia ao Estado, com sua atuação, corrigir os problemas de desequilíbrio na economia, seja no mercado real (de bens) como nos financeiros (moeda e serviços).
9. Resposta: E - II e III
10. Resposta: A - II e IV.
(Agradeço se marcar como Melhor Resposta)
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
1. E - III
2. B - As empresas produzem e as famílias consomem os diferentes bens e serviços existentes na economia
3. A - II e III
4. E - Todas estão corretas.
5. E - IV.
6. E - I e II.
7. D - I e III.
8. D - I, II e IV
9. A - II
10. B - I, II, III e IV.