A malária é uma doença causada por um microrganismo chamado plasmódio, que é transmitido aos seres humanos pela picada de algumas espécies de mosquitos. Em certas regiões onde há malária encontra-se um peixe, a tilápia, que se alimenta das larvas do mosquito.
A) Quais são as relações ecológicas entre as tilápias e as larvas do mosquito e entre o plasmódio e o ser humano?
B) Se nessa região for introduzido um peixe predador de tilápia, oque poderá acontecer com o número de casos de malária?
Soluções para a tarefa
Nos humanos a malária é causada pelo parasita Plasmodium falcíparum, um protozoário que é transmitido através da picada dos mosquitos do gênero Anopheles, o protozoário também se desenvolve no mosquito. A forma mais grave é a forma encontrada no fígado e nos eritrócitos humanos.
A malária é mais comum em países tropicais, pois estes proporcionam um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do mosquito. Os sintomas mais comum são a febre, dor de cabeça fadiga e vômito, posteriormente podendo evoluir para um coma.
A) Entre a tilápia e as larvas de mosquito existe o predatismo, entre o plasmódio e o ser humano existe o parasitismo.
B) Nessa região teremos a diminuição dos casos da malaria, pois a tilápia é um peixe reservatório da malaria, se existir um predador da tilápia, os casos irão diminuir.
Espero ter ajudado!