A mais recente iniciativa com relação às políticas curriculares no Brasil refere-se à criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, este documento deve ser analisado e questionado de forma muito cuidadosa.
Por que?
Assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
Por ser um documento que não promoverá melhoria de qualidade na construção dos currículos escolares.
b)
Por ser ser definida como um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação básica devem ter acesso durante seus processos de aprendizagem.
c)
Por ser uma proposta que considera a parte diversificada a ser definida pelas localidades e escola.
d)
Por ser uma proposta que não organiza o currículo para o desenvolvimento de competências.
e)
Por ser uma proposta que não privilegia a formação de indivíduos que possam ser profissionais e cidadãos críticos, que conheçam e atuem nas questões sociais, ambientais, coletivas e éticas.
Soluções para a tarefa
Correta
b) Por ser ser definida como um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação básica devem ter acesso durante seus processos de aprendizagem.
A é falsa, pois não é possível determinar, ainda, qual será o efeito da adoção destas medidas, podendo ser positivas ou negativas.
B é verdadeira, de modo que o documento é bastante influente sobre o futuro da educação (e, com isto, do país), de modo que tudo que ele contém deve ser bem considerado e proveitoso para o país.
C é falsa, pois este é um dos fatores mais positivos do documento.
D é falsa, sendo esta também uma característica que todos consideram como positiva.
E é falsa, pois o objetivo da BNCC é justamente o oposto - se ficar comprovado que ela opera no sentido de prejudicar a formação dos cidadãos, deverá ser revista.