A maioria das câmeras digitais possui um fotômetro interno, um recurso que mede a quantidade de luz que entra na objetiva para tentar determinar uma exposição correta.
Avalie as seguintes assertivas sobre o fotômetro quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso).
I. Através de uma escala exibida no visor, o fotômetro indica se a fotografia poderá ficar superexposta ou subexposta em função das condições de iluminação, auxiliando o fotógrafo nos ajustes manuais.
II. O marcador em um valor negativo indica a existência de pouca luz e que a foto pode ficar subexposta ou escura. O contrário, marcador em um valor positivo, indica que existe muita luz e a foto pode sair superexposta. Em tese, a exposição ideal estará em algum ponto da região central da escala do fotômetro.
III. Objetos/ambientes com cores muito claras tendem a ser lidos como um excesso de luz e a câmera irá indicar ou optar por diminuir a incidência de luz no sensor. Este erro de medição pode fazer com que a imagem captada seja mais escura (subexposta) do que a real. O contrário vale para objetos/ambientes com cores muitos escuras.
IV. Diferente do que muitos consideram como o correto, nem sempre a exposição ideal será no centro ou “ponto zero” da escala. Abrir ou fechar pontos do diafragma, alterar a velocidade do obturador ou a sensibilidade do ISO podem ser ajustes manuais necessários para corrigir um possível erro de medição.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
a.V; V; V; V
b.V; F; V; V
c.F; V; F; F
d.V; V; F; F
e.F; F; V; V
resposta : A - v,v,v,v
Soluções para a tarefa
Corretíssimo! Obrigado.
Resposta:
d. V; V; V; V
Considerando as tecnologias das câmeras digitais e as funcionalidades do fotômetro, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas.
Vale lembrar que o fotômetro é um dispositivo que mede a intensidade da luz na imagem/espaço. A partir dessa ferramenta é possível ajustar a entrada de luz na câmera para que a fotografia saia conforme o planejado. Como abordado nas alternativas, se o fotômetro aponta que a imagem está escura, o fotógrafo pode optar por abrir mais o diafragma, melhorando a iluminação da cena.
Características da Fotometria
Basicamente a fotometria é o ato de medir a luz. O fotômetro converte a luz em corrente eléctrica, fazendo com que ela possa ser medida em valores referentes à velocidade de obturação ou abertura do diafragma da lente. Sem o domínio das técnicas para fotometrar, corre-se o risco de que as fotos saiam muito claras ou muito escuras.
Saiba mais sobre fotômetro e recursos fotográficos em: https://brainly.com.br/tarefa/19266907