A maior parte das Terras Indígenas no Brasil encontra-se na Amazônia Legal. Essa região concentra 98,25% da extensão de todas as Terras Indígenas do país. O restante, 1,75%, espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O que explica essa concentração de Terras Indígenas em uma única região do país? Assinale a alternativa correta. a) É a região de origem de todas as populações indígenas do país. Desde o começo da colonização elas têm vivido unicamente nesse espaço. b) É a única região que oferece extensão de terras suficiente para acomodar as populações indígenas de todo o país. c) É a região que se tornou historicamente um espaço de refúgio, abrigando as populações indígenas sob pressão da colonização nas outras regiões do país. d) É a região que atraiu a migração indígena das demais regiões do país em busca de ouro, diamantes e outras riquezas.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
C) É a região que se tornou historicamente um espaço de refúgio, abrigando as populações indígenas sob pressão da colonização nas outras regiões do país.
Por estar em uma área longe da costa, essa região tinha menos interesses dos colonizadores do que as outras regiões, então muitos povos indígenas fugiram para o norte do país, essa area foi a mais conservada, e apesar dessa região ser alvo de alguns exploradores, acabou dando abrigo a esses povos indígenas.
Espero ter ajudado, bom estudo :)
A alternativa correta é a C, visto que consiste na região que se tornou historicamente um espaço de refúgio, abrigando as populações indígenas sob pressão da colonização nas outras regiões do país.
Isso ocorre devido ao fato dessa região se encontrar mais afastada da área da costa, o que fez com que os colonizadores se interessarem menos por elas do que pelas áreas litorâneas, por exemplo.
Tal fato fez com que muitos povos indígenas fugissem para o norte do Brasil, tornando essa área a mais conservada, em que apesar de tal região ainda ser um local de exploração dos colonizadores, ainda conseguiu servir de abrigo para tais povos indígenas.
Bons estudos!