A maior parte da massa de matéria orgânica (parte sólida) do corpo de uma árvore é formado a partir de
Soluções para a tarefa
Resposta:
Matéria orgânica
Explicação:
Matéria orgânica é o conjunto de compostos químicos formados por moléculas orgânicas encontradas em ambientes naturais sendo eles terrestres ou aquáticos. A matéria orgânica é geralmente heterogênea e composta por restos de animais e vegetais e de seus resíduos lançados no ambiente. Ela exerce uma função indispensável na natureza, servindo como fonte de alimento para organismos vivos e como elo de ligação entre diversos ciclos biogeoquímicos.
De uma forma geral, as moléculas orgânicas contêm os elementos carbono e hidrogênio unidos por ligações covalentes. Carbono é o constituinte mais abundante da matéria orgânica, representando aproximadamente 45-55% de sua massa. Outros elementos relevantes constituintes da matéria orgânica incluem o oxigênio e o nitrogênio . fósforo , enxofre , potássio e outros elementos menos comuns compreendem menos de 1% da massa total da matéria orgânica viva.
A matéria orgânica pode ter origem natural ou artificial. Os compostos orgânicos naturais são oriundos de organismos vivos e seus processos biológicos, tais como: excreção, secreção e morte, partes de indivíduos ou indivíduos inteiros.
Gramíneas submersas representam fonte autóctone de matéria orgânica em um sistema aquático
A matéria orgânica pode ser classificada em alóctone e autóctone conforme o local onde foi produzida.
Folhas de plantas terrestres em decomposição representam fonte alóctone de matéria orgânica em um sistema aquático
Os seres vivos representam a matéria orgânica viva, enquanto inúmeros produtos de excreção e restos mortais de organismos representam a matéria orgânica morta.
Essa classificação da matéria orgânica refere-se a matéria orgânica encontrada no meio aquático. Por definição operacional, a matéria orgânica particulada inclui o material que fica retido em uma membrana com porosidade nominal de 0,45 μm após a filtração de um certo volume de água, enquanto a matéria orgânica dissolvida passa por essa membrana. Geralmente, a concentração de matéria orgânica dissolvida na água do mar é significativamente maior que a concentração de matéria orgânica particulada.
Apenas 10 a 20% da matéria orgânica dissolvida pode ser caracterizada detalhadamente devido a complexidade e dissolução da mistura. A matéria orgânica dissolvida pode ser dividida em alto peso molecular e baixo peso molecular . Entretanto, sabe-se que a matéria orgânica aquática é constituída em grande parte por substâncias húmicas que são refratárias, ou seja, moléculas complexas e consequentemente mais difíceis de sofrerem degradação microbiana. Compostos orgânicos lábeis são constituídos pelas principais classes de compostos bioquímicos como carboidratos, proteínas e lipídios .
A matéria orgânica particulada no oceano consiste em uma mistura de organismos vivos e mortos juntamente a agregações macroscópicas denominadas de neve marinha. Ela pode ser classificada como grossa e fina . A distribuição de matéria orgânica particulada no oceano pode variar em função do espaço e do tempo , sendo influenciada pelo complexo equilíbrio entre fontes, sumidouros e padrões de circulação oceânica. A matéria orgânica particulada detrítica nos oceanos forma a maior reserva de carbono reduzido do mundo, excedendo em mais de 200 vezes o inventário de carbono da biomassa marinha.
No solo, a presença da matéria orgânica pode ser dividida em três constituintes: biomassa viva de microorganismos, resíduos frescos e parcialmente decompostos, e húmus .
A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal. Plantas mortas em florestas e campos agrícolas entram em processo de decomposição através de uma cadeia trófica onde animais consomem outros animais e vegetais, que por sua vez tem seus resíduos dispostos no meio. Animais, como as minhocas, são responsáveis pelo transporte vertical e horizontal da matéria orgânica no solo. Outras fontes incluem o carvão vegetal e exsudatos de raízes.