A maior floresta tropical do mundo pede socorro. A remoção temporária ou parcial da floresta amazônica para a sua conversão em áreas de pastos e agrícolas associadas com a extração seletiva de madeira, representando, segundo algumas recentes estimativas, de 15% a 35% da emissão global média de combustíveis fósseis na década de 1990 (Defries et al., 2002). De acordo com a FAO, a maior taxa de desmatamento ocorreu no Brasil, seguido da Índia, da Indonésia, do Sudão e da Zâmbia (Houghton, 2005). Sobre a situação de desmatamento ocasionados pela ação antrópica na região amazônica ao longo das últimas seis décadas, podemos inferir que A a Pecuária Extensiva e a Soja vêm sendo aponta- dos como as duas principais causas da degradação do ecossistema, bioma esse que apresenta gran- de relevância para a amenização de condições de aquecimento global. B o chamado Arco do Desmatamento Amazônico é uma extensa área que vem sendo degradada princi- palmente por ação do extrativismo do látex de forma predatória e da exploração do Guaraná, sendo, o Brasil, o país de maior índice de degradação mun- dial recente de florestas tropicais. C embora, no Brasil, o índice de desmatamento da Amazônia venha sendo ampliado nas últimas déca- das, o Bioma Amazônico preocupa pelo fato de ser considerado endêmico, homogêneo e com baixa capacidade fotossintética. D o Bioma Amazônico vem sofrendo forte agressão em sua porção oeste, onde a indústria madeireira vem provocando um ataque predatório muito acen- tuado, embora dados recentes mostrem uma pro- funda redução dos índices de desmatamento que colocam o Brasil numa situação de destaque com o melhor índice de preservação ambiental. E a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo em extensão e vem sofrendo forte agressão am- biental desde o processo de ocupação na segunda metade do século XIX, quando eclodiu a exploração da Serra dos Carajás e houve uma intensa indus- trialização da região modificando profundamente as relações sociais e ambientais – desde 1960 o governo repeliu o grande capital de agir predatoria- mente na Amazônia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A a Pecuária Extensiva e a Soja vêm sendo aponta- dos como as duas principais causas da degradação do ecossistema, bioma esse que apresenta grande relevância para a amenização de condições de aquecimento global.
Conforme explicitado no texto, a Amazônia tem sido pauta de discussão mundial por ambientalistas e adeptos, principalmente por práticas que aumentam os efeitos negativos, como a pecuária extensiva e produção de soja.
Como resultados, aumenta-se a área desmatada, reduzindo seu efeito global no sequestro de carbono, o que implica na intensificação do efeito estufa.
Perguntas interessantes