A luz, sob determinadas condições, contribui paraacelerar processos de estruturação e de degradação demateriais poliméricos, assim como ajuda a avaliar a suacomposição. Essa estreita interação, em suas múltiplasfacetas, é a base de estudos recentemente desenvolvidos,cujos resultados são interessantes, principalmente, para aárea odontológica. No caso dos compósitos de resinasutilizados em tratamentos dentários, uma das pesquisasrealizadas teve como foco avaliar, com auxílio da luzultravioleta (UV), a resposta fluorescente da restauração, ouseja, verificar se ela apresentava o mesmo comportamentode um dente natural, que possui uma fluorescência própria,originada de um peptídeo chamado piridinolina, presente nocolágeno da dentina. Dependendo do material utilizado, arestauração aparece na cor preta, enquanto o dente emiteuma radiação branco-azulada quando exposto a luz UV. Écomo se existisse um buraco no lugar da restauração. Issoocorre porque a composição da resina pode não conteragentes fluorescentes, em geral compostos de terras-raras,que também têm aplicação em tecnologias diversas comolâmpadas fluorescentes, vidros e fibras ópticas. Aplicaçõescomo essa estão diretamente associadas às propriedadesfísico-químicas dos polímeros, principalmente seuscomportamentos mecânico e térmico. Em relação apolímeros termofixos ou termoplásticos, assinale a opçãocorreta.A Em nível molecular, à medida em que a temperaturaaumenta as forças de ligação secundárias em materiaistermofixos diminuem (pelo aumento do movimentomolecular), de maneira tal que o movimento relativo decadeias vizinhas é facilitado quando uma força éaplicada sobre o material.B Se um material polimérico termoplástico é fundido esubmetido a temperaturas suficientemente altas parapromover vibrações moleculares que provoquem aquebra das ligações primárias covalentes, então elesofrerá um processo de degradação irreversível.C Durante o tratamento térmico inicial de materiaispoliméricos termoplásticos, são formadas ligaçõescovalentes cruzadas entre cadeias moleculares vizinhas.Essas ligações ancoram as cadeias de tal forma queelas aumentam a resistência do material aosmovimentos vibracional e rotacional associados aoaumento da temperatura.D Se um material polimérico termoplástico é fundido esubmetido a temperaturas suficientemente altas parapromover a quebra das ligações primárias covalentes,então ele sofrerá um processo de degradaçãoreversível.E Durante o tratamento térmico inicial de materiaispoliméricos termoplásticos, são formadas ligaçõesmistas cruzadas iônico-covalentes entre cadeiasmoleculares vizinhas. Essas ligações cruzadas ancoramas cadeias de tal forma que elas aumentam aresistência do material aos movimentos vibracional erotacional associados ao aumento da temperatura
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa B) é a correta.
Em relação a polímeros termofixos ou termoplásticos, temos que um material polimérico termoplástico pode ser degradado de forma irreversível através de altas temperaturas.
A temperatura não necessariamente uma medida palpável, é uma medida indireta para a agitação das partículas, que ocorre quando é acrescentado calor.
No caso dos polímeros termoplástico, que são muito apolares, pouco reativos e com ligações primarias covalentes, o calor irá quebrar as ligações de forma irreversível devido a alta agitação dos átomos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes