A luta por direitos sociais no século XIX Socialismo,Comunismo e Anarquismo PRA HOJE PLEASE
Soluções para a tarefa
Olá! Espero ajudar!
Com a Revolução Industrial, o advento da burguesia e a consequente mudança no modo de produção para o Capitalista, houve uma intensa divisão do trabalho, que acarretou na alienação do trabalhador e também uma divisão social em duas classes - os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
Com intensificação da industrialização, aumentou também o número de trabalhadores nos centros urbanos, a maioria deles vivia na miséria e recebia salários muito baixos. Além disso, o desemprego e as péssimas condições de trabalho também descontentavam a classe operária, causando ainda mais tensão entre as duas classes antagônicas.
O descontentamento do proletariado com os reais problemas advindos da Industrialização fez surgir novas ideologias que buscavam transformações sociais. Como por exemplo Socialismo, Anarquismo e Comunismo.
O Comunismo, ideologia baseada nas idéias de Karl Marx, tinha por objetivo a criação de uma sociedade sem classes sociais. No Comunismo não deveria haver Estado, os trabalhadores deveriam tomar o poder estatal para si. O proletariado tomaria o poder por meio da força e desenvolvendo uma economia planejada em que não houvesse desigualdade entre as pessoas.
O Socialismo seria uma etapa de transição entre o Capitalismo e o Comunismo. O Estado deveria tomar posse dos meios de produção, e todas as pessoas entrariam com sua força de trabalho recebendo salários de acordo suas necessidades.
O Anarquismo pregava o fim do Estado, uma vez que, para eles, a exploração do homem decorre da existência de governos compulsórios. Eles pregavam a livre associação dos homens sem a existência de ordem hierárquica.