História, perguntado por mariaeduarda02120, 7 meses atrás

A luta pelo fim da escravidão no país foi algo que se estendeu durante todo o século XIX. Ao longo desse século, os escravos resistiram de diversas maneiras e em diversos locais do país. Entre as formas de resistência dos negros contra a escravidão, podemos destacar: *

1 ponto

Fugas e Revoltas

frequentes diálogos com os proprietários de escravos

A proibição do tráfico de escravos

a aceitação dos negros em serem escravizados

históriaaaaaa​

Soluções para a tarefa

Respondido por facecartola2
4

Resposta:

A escravidão no Brasil era uma instituição que existia desde meados do século XVI, tendo sido introduzida pelos portugueses durante a colonização. Com a nossa Independência, essa instituição cresceu e tornou-se profundamente presente em nossa sociedade. A quantidade de escravos que entrou no Brasil via tráfico negreiro, a partir do século XIX, evidencia isso.

Três dados importantes que reforçam a presença do tráfico de escravos no Brasil são:

Na primeira metade do século XIX, cerca de 1,5 milhão de africanos desembarcaram no Brasil;|1|

Entre 1831 e 1845, cerca de 470 mil africanos foram enviados para o Brasil pelo tráfico;|2|

Entre 1841 e 1850, 83% dos africanos enviados para a América vieram para o Brasil.|3|

O primeiro passo para a abolição da escravidão em nosso país deu-se com a proibição do tráfico por meio da Lei Eusébio de Queirós, em 1850. Essa lei foi aprovada como forma de evitar um conflito com a Inglaterra — país que pressionava o Brasil, havia décadas, pelo fim do tráfico negreiro. Caso tenha interesse em saber mais sobre o tráfico ultramarino de escravos, acesse este texto: Tráfico negreiro.

A proibição do tráfico de escravos deu início a um lento processo que resultou na abolição da escravatura quase quatro décadas depois. O movimento abolicionista ganhou real força na sociedade brasileira a partir da década de 1870. A mobilização pelo fim da escravidão aconteceu em diferentes níveis e contou com a participação de intelectuais, classes populares e, principalmente, com o envolvimento dos próprios escravos.

Explicação:


mariaeduarda02120: obrigada
Perguntas interessantes