ENEM, perguntado por mgmagalhaes3237, 1 ano atrás

A luta pela emancipação política do Brasil foi marcada por rebeliões que enfraqueceram o domínio português, divulgando as ideias liberais. Com a chegada de D. Pedro I ao poder, a sociedade brasileira da época: a) conseguiu sua autonomia econômica e libertou-se do poder dos europeus. b) conviveu com um governo descentralizado e liberal nas normas jurídicas. c) manteve a escravidão, mas fez mudanças importantes na legislação social. d) enfrentou dificuldades políticas, sendo D. Pedro I acusado de autoritarismo

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavohdc137
54

letra D resposta correta

Respondido por yuri14rodrigues
4

De acordo com o contexto histórico, é correto afirmar que as rebeliões que foram enfraquecendo o governo português até o ponto em que o imperador D. Pedro l foi acusado de gerar um governo autoritário (item D).

Algumas guerras ocorreram no estado da Bahia que poderiam ter levado o país do Brasil a se dividir, de fato. Entretanto, a população pró-independência que saiu vitoriosa nos confrontos determinou o rumo da emancipação brasileira.

O autoritarismo está relacionado com um sistema de poder político absoluto e unipartidário, onde existe apenas uma única força política, sem chances de disputa por este poder.

As oposições que afrontam este tipo de regime político geralmente sofrem perseguições e agressões.

mais em: brainly.com.br/tarefa/18582452

Anexos:
Perguntas interessantes