A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.
Soluções para a tarefa
E tudo isso é resultado de uma ''bela'' corrupção política que está crescendo constantemente. Se a corrupção não existisse (ou se pelo menos fosse menor), com toda certeza, tudo aquilo que precisamos e exigimos como cidadãos dígnos brasileiros receberíamos, podendo até mesmo diminuir a chamada exclusão social, na qual as pessoas que compõem a classe baixa são excluídas socialmente.
E na minha opinião, o que falta para finalizar a luta para direitos mais justos é com o fim da corrupção, sendo algo muito difícil.
O Brasil em si possui um sistema de punição muito simples e frágil, em que qualquer pessoa pode sair no lucro, ou seja, não ser punido e etc...
O povo brasileiro precisa SIM exigir melhoras em certas áreas, o povo precisa ''abrir a boca'', exigindo como no período da ditadura militar, reunindo quase 1,5 milhão de cidadãos. Pois nada irá mudar se não forem às ruas, pedindo agora uma melhora imediata nos direitos civis, humanos, políticos, e sociais!
Resposta:
Embora deste os tempos antigos os homens busquem a tradução de seus direitos através da lei, foi somente na Idade Média que eles passaram a ser assegurados pela Constituição.
Desde então, todo cidadão está assegurado pela Constituição Federal e tem seus direitos básicos garantidos. A luta pela conquista destes direitos é historicamente lembrada na construção da nossa sociedade.A luta pelos direitos do cidadão é antiga, e vem se edificando com o passar dos anos. Porém, uma curiosidade interessante: de acordo com os dados históricos disponíveis o primeiro registro encontrado de uma tentativa de Declaração dos Direitos Humanos remonta a 539 a. C. A Declaração teria partido de Ciro, o grande rei da Pérsia.
Explicação:
Em resumo, embora antiga, a luta pelos direitos do cidadão é um tema de extrema relevância atual. Todos nós fazemos parte da busca por melhores condições sociais, políticas e humanas em nossa sociedade. Embora os direitos estejam assegurados por lei, nem sempre a soberania da nossa Constituição é respeitada.