História, perguntado por bruninhospfc6605, 9 meses atrás

A longa presença de povos árabes no norte da Africa, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. Sobre a presença islâmica na Africa é correto afirmar que: a) O princípio religioso do esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte da Africa e pela aceitação do islamismo em todo o continente africano. b) Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo. c) A expansão do islamismo na Africa ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças religiosas tradicionais do continente. d) O islamismo é a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida imperialista do século XIX.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
43

É correta a alternativa B, já que os povos árabes já mantinham relações comerciais com os povos africanos, em especial os berberes, habitantes do norte da África, há séculos.

Por meio das rotas comercias através do Deserto do Saara, regiões como a costa ocidental da África, ficavam ligadas a uma vasta rede comercial, que se expandiu ainda mais com a unificação promovida pela adesão dos povos árabes a um mesmo sistema de leis, crenças e práticas, expandindo-se por meio da conquista militar.

Respondido por justforthebois123
10

Resposta:

b) os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.

Explicação:

(geekie)

Conforme o texto, árabes e africanos estabeleceram contatos comerciais e culturais antes da criação do islamismo. Esses contatos já consolidados, a propósito, contribuíram para a expansão dessa fé pelo continente africano.

Anexos:
Perguntas interessantes