A logística reversa é uma solução para a sociedade que busca evitar diversas formas de poluição. O aumento do consumo traz consigo uma grande geração de resíduos sólidos urbanos e, muitas vezes, o gerenciamento desse lixo é realizado de forma incorreta. O desperdício de resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou reaproveitamento é comum e muitos deles acabam indo parar em aterros e lixões. Muitos estabelecimentos comerciais recebem pilhas, baterias de aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes para serem descartados adequadamente, sem poluir o meio ambiente. É importante que esses materiais não cheguem ao solo e à água dos rios, porque:
a) emitem ondas eletromagnéticas, que desencadeiam tumores nas pessoas que estiverem próximas.
b) podem apresentar metais pesados, que prejudicam os seres vivos, caso sejam consumidos, contaminar o solo e os lençóis subterrâneos.
c) liberam ferro e alumínio, substâncias que desencadeiam malformações nos animais.
d) provocam descargas elétricas nesses ambientes, matando muitos seres vivos.
e) eliminam material radioativo, que pode provocar câncer nas pessoas que estiverem próximas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
As pilhas são compostas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.
Resposta:
1- c) podem apresentar metais pesados, que prejudicam os seres vivos, caso sejam consumidos
2- d) V, F, V, F, F.
Explicação: CLASSROOM
1- A alternativa correta é a letra “c”, pois o maior problema do descarte inadequado de pilhas e de baterias é quanto a presença de metais tóxico nestes dispositivos, o que leva à contaminação do solo e da água e que causam diversos problemas de saúde ao homem e a outros animais.
2- A alternativa correta é a letra “d”, pois é preciso uma sensibilização maior para os problemas ambientais ocasionados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias. Pilhas não recarregáveis são classificadas como primárias, uma vez que, todo o reagente é consumido e a reação de oxirredução que ocorre dentro delas cessa, essas pilhas devem ser descartadas em coletores de lixo na coloração laranja. As chamadas baterias de níquel/cádmio são classificadas como baterias secundárias podem ser recarregadas por meio da aplicação de uma diferença de potencial (por meio de um gerador, como carregador específico para o aparelho, um alternador ou um dínamo). Com isso, as reações envolvidas no funcionamento desses dispositivos ocorrem no sentido contrário, regenerando os reagentes e permitindo que a bateria seja utilizada novamente.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤