a) localize no texto que diz que os nativos da america nai tinham defesas naturais contra a gripe causadas pelo vírus influenza?
b) por que Hans staden não contraiu gripe, embora vive entre os índios tupibambas e tivesse presenciado a morte de muitos deles?
c) qual seria a forma de estimular o corpo a produzir defesas? naturais contra o virus influenza
d) em que consitem as vacinas?
e)relacione o conteúdo o texto a ocupação da América pelo portugueses ?
Soluções para a tarefa
A) localize no texto que diz que os nativos da america não tinham defesas naturais contra a gripe causadas pelo vírus influenza?
"[...]Presume-se que a gripe, causada pelo [...]vírus “influenza” se propagasse na Europa desde o século XII [...]. Quando atravessou o Atlantico, atingiu uma população imunologicamente incompetente para combate-la e o resulto foi a catástrofe."
b) por que Hans staden não contraiu gripe, embora vive entre os índios tupinambas e tivesse presenciado a morte de muitos deles?
Porque o vírus da gripe estava há muitos anos presente na Europa. Se pensarmos pela seleção natural, Hans viria de uma linhagem de pessoas que teriam uma resistência àquele tipo de vírus. E os índios não.
c) qual seria a forma de estimular o corpo a produzir defesas naturais contra o virus influenza?
Colocando o corpo em contato com o vírus mas numa quantidade pequena ou enfraquecida para que o organismo pudesse combater sem adoecer.
d) em que consitem as vacinas?
Vacinas consistem na aplicação de vírus e/ou bactérias –em partes ou enfraquecidos – de maneira que nosso organismo entre em contato com eles, “reconheçam – nos” para que saibam que caso surjam, apresentam risco ao organismo e por isso devam ser combatidos.
e)relacione o conteúdo o texto a ocupação da América pelo portugueses ?
O texto relata da observação de um europeu de como os virus e bactérias trazidos da Europa pelas grandes navegações atingiram as populações indígenas locais onde esses povos desembarcavam. Num dos casos portugueses, o Brasil.
Os portugueses conquistaram seus territórios com trocas e negociações com aqueles povos mais “dóceis” e com os que se recusavam, com guerras e todo seu aparato e cultura europeus, entre eles, microorganismos microscópicos que só séculos depois fomos tomar ciência da sua existência. Como se a disputa ocorresse pelo simples fato da presença dos portugueses no meio dos índios.
Valeu? :)
Resposta:
Espero ter ajudado.