A linguagem C usa-se uma estrutura de condição que efetua vários testes sobre um dado de uma mesma variável. Esta operação poderia ser realizada com uma sequência de if-else encadeados, porém seria uma tarefa bastante complicada, embora mas possível. Para solucionar isto, utilizamos em linguagem C o switch-case. Sobre ele, observe as afirmativas:
I. Os parênteses após a palavra switch indicam uma expressão cujo valor é testado, continuadamente, para cada uma dos case.
II. Quando a expressão testada é igual a um dos valores colocados após a palavra case, executam-se as instruções daquela condição.
III. A palavra-chave break indica a saída da estrutura condicional de múltipla escolha.
IV. A palavra-chave default será executada se todos os cases existentes derem falsos.
V. Ao omitir o break, a execução continuará nos blocos de instruções seguintes (cases).
Soluções para a tarefa
Todas as alternativas estão corretas.
A Instrução switch efetua vários testes de valores sobre o conteúdo de uma mesma variável. Esta conexão condicional simplifica muito o teste de vários valores de uma variável, pois esta operação teria sido complicada (mas possível) com ifs imbricados. Sua sintaxe é a seguinte (Veja imagem);
---
Os parênteses após a palavra-chave switch indicam uma expressão cujo valor é testado, sucessivamente, para cada uma das case. Quando a expressão testada é igual a um dos seguintes valores seguindo um case, a lista de instrução que vem depois, é executada. A palavra-chave break indica a saída da estrutura condicional. A palavra-chave default precede a lista de instruções, que será executada se a expressão nunca for igual a um dos valores.
Não se esqueça de inserir instruções break entre cada teste; esse tipo de esquecimento é difícil de ser detectado pois nenhum erro é assinalado. Na verdade, ao omitir o break, a execução continuará nos blocos seguintes.