A língua portuguesa é múltipla e variada. Os falantes, inclusive de uma mesma cidade, região ou comunidade podem, ainda assim, possuir características únicas (idioleto). Ao observar a placa, vemos uma escrita que não está de acordo com a norma padrão (de prestígio) da língua. O caso acima é caracterizado na língua como rotacismo, ou seja, um processo de mudança em que se emprega o /r/ em lugar de /l/ nos vocábulos. Embora seja inadequado à norma padrão da língua, esse processo é bastante frequente em variedades de menor prestígio social. Muitas dessas variedades têm razão de ser - muitas delas dizem respeito a mudanças internas à própria língua e, outras, devido a interferências externas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As diferenças entre variedades da língua correspondem à unidade linguística de uma comunidade.
II- O exemplo acima (do rotacismo) não sofre nenhum preconceito por parte dos falantes da língua portuguesa - é, na verdade, a forma mais habitual de escrever essa palavra.
III- O processo de rotacismo é decorrente de um nível acima da média de escolaridade - é próprio de grupos que tenham ensino superior completo.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)As sentenças I e II estão corretas
b)Somente a sentença II está correta
c)Somente a sentença I está correta
d)Somente a sentença III está correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A correta é a letra C, somente a I está correta
Respondido por
1
Resposta:
c
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás