Filosofia, perguntado por paulinhaasouza75, 7 meses atrás

POR FAVOR, É MUITO URGENTE!!!
ALGUÉM ME AJUDA
ATIVIDADES:

1. A fotografia como linguagem.
Que principios o fotógrafo está sempre buscando?
2. O que é linguagem?
3. Estrutura de linguagem.
Como é a definição de signos para o filósofo Charles Sanders Peirce?
4. Tipos de signos. Como um carro pode ser representado de
várias maneiras?
5. Tipos de linguagem. Por que o ser humano criou vários tipos de
Linguagem?
6. A linguagem verbal. A linguagem é um sistema simbólico.
Explica:
7. Funções das linguagens. E para que servem as linguagens?
8. Linguagem, pensamento e cultura. O que é pensamento
Concreto? O que é pensamento abstrato?
9. A importância da linguagem. O que a linguagem permite?
Somos todos Chico Bento. Pág. 54. Explique o título do artigo: "Linguagem e pensamento"
10. Por que somos todos Chico Bento?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinapaula11m
1

Resposta:

01. Verificar como os princípios, técnicas e elementos de  composição da forma utilizados no design também se fazem presentes na fotografia,  em especial na fotografia artística, agregando a ela valor estético e expressivo.

02. Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.  Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, o falante pode usar a:

Linguagem Formal: produzida em situações que exigem o uso da linguagem padrão (conhecida também como norma culta). Muito utilizada em reuniões e apresentações de trabalho, por exemplo.

Linguagem Informal: usada quando existe intimidade entre os falantes, recorrendo a expressões coloquiais.

03. De acordo com Peirce, signo é algo que substitui algo, para alguém, em certa medida e para certos efeitos;  define-se como “qualquer coisa que conduz alguma outra coisa (seu interpretante) a referir-se a um objeto ao qual ela mesma se refere (seu objeto), de modo idêntico, transformando-se o interpretante, por sua vez, em signo, e assim sucessivamente, ad infinitum

04.

05. Uma vez que vimos sobre signos, buscaremos ver os tipos de linguagens, pois os seres humanos desde a sua origem continuam criando vários tipos de linguagem que lhe permite pensar as diversas facetas da realidade e, também, de se expressar e comunicar com os seus semelhantes.

06. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela representado (cada casa que, concretamente, existe em nossas ruas).

07. As funções da linguagem estão relacionados com os estudos da linguagem e da comunicação.

Função referencial ou denotativa : É a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido. Em sua estrutura, predominam o discurso na ordem direta e o foco na terceira pessoa com a utilização da objetividade.

Função emotiva ou expressiva : Diferentemente da função referencial ou denotativa, que preza pela objetividade, a principal particularidade da função emotiva ou expressiva é o caráter subjetivo, ou seja, a linguagem cumprindo a função de emitir opiniões, emoções, desejos, sentimentos, expressões individuais.

Função poética : Embora tenha como nome função poética, essa função da linguagem não é exclusiva dos poemas. Quando a intenção discursiva é a de construir uma mensagem que valoriza o tipo em sua elaboração, vemos a manifestação desse tipo de função.

Função fática ou de contato : Centrada no canal ou veículo de comunicação, a função fática ou de contato é aquela em que a intencionalidade está na manutenção do ato comunicativo, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).

Função conativa ou apelativa : É aquela em que a ênfase está no emissor (interlocutor). Com a intencionalidade de persuadir, convencer, vemos, estruturalmente, a presença de verbos no modo imperativo, os quais têm intenção de indicar a forma como o outro deve agir.

Função metalinguística : É a função da explicação. Geralmente, ouvimos dizer que a função metalinguística é aquela em que o código explica o próprio código, ou seja, a linguagem explica a própria linguagem, e então teríamos o dicionário como o principal representante dessa função.

08. Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo. Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional. Pensamento Abstrato:  na prática, faz referência aos objetos e situações do cotidiano que podem ser especificados (por meio de certas características).

09. Permite aos seres humanos produzir um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos. Os símbolos e as regras gramaticais de qualquer tipo de linguagem são, em grande parte, arbitrários. Por isso, o sistema só pode ser adquirido por meio da interação social.

10. Lutamos por algo melhor, mesmo que não tenhamos educação de qualidade, moradia de qualidade, mesmo sendo ignorantes em vários aspectos, ainda assim, somos capazes de fazer um discurso crítico em relação ao nosso país e nossa política e não estamos cegos para o que acontece com nosso país.


paulinhaasouza75: obrigadaa!!❤
paulinhaasouza75: você não sabe a resposta da 4?
Perguntas interessantes