Direito, perguntado por rebekaysmayah14, 11 meses atrás

“A língua pode transformar-se através do tempo devido a vários fatores vindos da própria sociedade, pois ela não é regida por normas fixas e imutáveis. Uma mesma língua sempre estará sujeita a variações, como a diferença de épocas, regionalidade, grupos sociais e diferentes situações, como a fala formal e informal.”

Fonte: Disponível em: .

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As mudanças na língua ocorrem todo mês. Nesse sentido, as estruturas gramaticais são modificadas e cada região do Brasil apresenta sua gramática normativa ou padrão que é frequentemente alterada nas escolas.

PORQUE

II. As regras da gramática normativa/padrão não precisam ser estudadas, visto que as normas populares de grupos sociais variados representam a expressão linguística mais valiosa do Brasil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Resposta:


(A) As asserções I e II são proposições falsas.


(B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


(C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


(D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


(E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


rebekaysmayah14: pode simplificar sua resposta
Usuário anônimo: Já está simplificada

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
17

I é falsa, apesar de ser possível que surjam expressões de um mês para o outro, a estrutura geral da língua e a aceitação das novas expressões são coisas que demandam tempo, de modo que ela não muda todo o mês e nem há variações da gramática normativa entre uma região e outra do Brasil.

II é falsa, pois, apesar de haver uma diferença entre a gramática normativa e a expressão popular, a gramática normativa ainda é de grande importância e deve sim ser estudada para que possamos compreender e interpretar com correção textos e manter a estrutura geral da língua, que permite a comunicação.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes