a língua de sinais apresenta vários processos flexão verbal e nominal da língua.quaisa os tipos de flexões verbais existentes?
Soluções para a tarefa
A Língua de Sinais Brasileira (LSB), da mesma forma que outras línguas visual-espaciais, utiliza-se de sinais no espaço para especificar as relações gramaticais.
As línguas de sinais possuem propriedades comuns às línguas faladas, estruturados a partir de parâmetros visuais e apresenta características bem complexas em relação à derivação, flexão e composição, sendo observáveis quanto à motivação icônica, lexicalização e sistematicidade linguística.
Em língua de sinais, certos verbos concordam tanto com o sujeito quanto com o objeto, sendo que com este é obrigatória, enquanto com aquele vai depender do verbo utilizado.
Quadros e Karnopp simplificou a classificação dos verbos em apenas duas classes, verbos que não possuem marca de concordância e verbos que possuem marca de concordância, incluindo os verbos espaciais por apresentarem o mesmo comportamento sintático.
Os verbos sem concordância, não se flexionam para pessoa e número, assim como não levam afixos locativos. Como exemplos temos: conhecer, saber aprender gostar, inventar, entre outros.
Os verbos com concordância flexionam para pessoa, número e aspecto, por meio do movimento das mãos e posição das palmas. Esses são verbos que codificam o papel sintático dos argumentos. São exemplos: dar, enviar, responder, dizer, etc.
Os verbos com concordância espaciais são aqueles que apresentam movimento e posição no espaço, sendo que “a direção do movimento codifica a posição dos argumentos locativos, o ponto de partida e o destino”. Exemplos: viajar, ir chegar, etc.
Um modo de constatar como um verbo é classificado, com ou sem concordância, é a partir do teste de distribuição da negação, uma vez que os verbos sem concordância não admitem a negação preposta.
Verifica-se também a presença de concordância verbal apenas na classe de verbos que denotam transferência, no sentido de mudança de posse e prioriza-se a concordância com o objeto.
Os verbos podem ser descritos por meio de categorias como tempo e aspecto, dentre outras. O aspecto é considerado do ponto de vista do falante ou sinalizador diante da ação, do acontecimento ou do estado verbal, diferenciando-os em perfectivos (processos concluídos) ou imperfectivos (ainda em processo).
O tempo em língua de sinais, esta relacionado ao momento da ação, acontecimento ou estado mencionados no discurso ao momento em que este é proferido, observando-se três possibilidades básicas: presente, passado e futuro, as quais também são vistas como simultânea, anterior ou posterior ao momento do enunciado.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação: