História, perguntado por BRUNEXBBB, 10 meses atrás

A Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra, foi a concretização de um dos 14 pontos de Woodrow Wilson que, para

a) minimizar o crescente desequilíbrio entre a produção e o consumo provocado pela guerra, se propunha a estabelecer princípios de convivência internacional e a regulamentar a autodeterminação de povos subdesenvolvidos.

b) promover a cooperação entre as nações e atingir a paz e a segurança internacional, se propunha a arbitrar os conflitos e a fazer respeitar as fronteiras e a independência política de cada país membro.

c) preservar a paz mundial, se propunha a ampliar a liberdade comercial e marítima entre as nações, a manter a defesa dos direitos humanos e a promover a melhoria da qualidade de vida em todo planeta.

d) incentivar as discussões que tornassem duradoura a paz, se propunha a criar um novo organismo internacional de caráter pacífico, encarregado de zelar pelos direitos humanos e pela segurança mundial.

e) reconstruir as principais economias capitalistas internacionais, se propunha a oferecer sustentação econômica, política e militar aos países ocidentais de modo a criar forças de contenção ao comunismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavohenrisende
61

Resposta:

Letra C

Explicação:

Em 1918, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, realizou uma proposta que pretendia resolver a questão de forma definitiva. Para ele, era mais importante selar a paz e evitar outra guerra do que apontar as punições destinadas aos perdedores e as compensações dos vencedores. Em outros termos, o presidente norte-americano abraçava uma espécie de "paz sem vencedores".

Segundo o tratado, as nações não deveriam mais firmar acordos diplomáticos que não fossem reconhecidos publicamente. Além disso, acreditava que a livre navegação e o comércio deliberado entre as nações reforçassem o elo e a cooperação internacional. No que tange ao militarismo, acreditava que os aparatos militares deveriam se restringir somente àquilo que fosse necessário para a manutenção da segurança nacional.

Espero ter ajudado ❤

Respondido por nataliafransantos
2

A Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial, tinha como principais objetivos: “promover a cooperação entre as nações e atingir a paz e a segurança internacional, se propunha a arbitrar os conflitos e a fazer respeitar as fronteiras e a independência política de cada país membro"(alternativa b).

A Primeira Guerra Mundial havia trazido apenas destruição para o território europeu, mortes e caos econômico. Era preciso criar um mecanismo para que os países não entrassem novamente em guerra e a partir dessa ideia, a Liga das Nações foi criada.

A Liga das Nações

A Liga das Nações foi uma organização multilateral, que seria responsável por promover a paz no mundo através da diplomacia. Ela foi criada no ano de 1919, através do Tratado de Versalhes pelos países europeus vencedores da Primeira Guerra Mundial. Outros países, como o Brasil, aderiram à organização.

Os Estados Unidos, um dos principais vencedores do conflito, não entrou para a Liga das Nações, pois não houve a aprovação do Congresso americano. A Liga das Nações acabou fracassando em seus objetivos principais de manter a paz mundial.

No ano de 1939, a Europa novamente seria arrastada para um conflito mundial, além de anteriormente ter ocorrido vários conflitos em outras regiões do mundo. A organização encerrou suas atividades em 1946 e suas atribuições foram transferidas para a ONU.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Liga das Nações em: https://brainly.com.br/tarefa/5842859

Anexos:
Perguntas interessantes