A leitura exige atividades cerebrais que podem ou não contemplar a consciência do leitor. Em relação a essas atividades - cognitivas e metacognitivas - que se fazem presentes na leitura, pode-se afirmar que:
Soluções para a tarefa
A leitura representa uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo, mas depende de conhecimento de texto, assim como conhecimentos prévios, para que possa ser eficiente (Alternativa E incorreta).
Características da Leitura
É evidente que atividades cognitivas e metacognitivas são estimuladas por meio da leitura, no sentido de que esta atividade é capaz de estimular a cognição.
Todavia, para que a leitura seja possível, é preciso um contato anterior com alguns dos segmentos e vocábulos, o que implicará em um melhor reconhecimento e entendimento dos sentidos apresentados pelo autor.
Mais sobre leitura: brainly.com.br/tarefa/49564023
Resposta:
na atividade cognitiva não há consciência de leitura.
Explicação:
Quando o leitor tem lucidez da sua leitura e utiliza estratégias para alcançar a sua compreensão, trata-se de uma atividade metacognitiva; todavia, caso o leitor exercite o ato de ler, sem nenhum tipo de intencionalidade, de maneira inconsciente, trata-se de uma atividade cognitiva. Inclusive, as estratégias metacognitivas podem auxiliar nas carências linguísticas presentes no leitor.
A leitura metacognitiva apresenta bons leitores, capazes de analisar os processos de captação de mensagem do texto e a leitura cognitiva retrata leitores que não analisam o processo de significação textual na sua leitura.