A leitura é uma atividade humana teorizada por diversas áreas do conhecimento. Na perspectiva da neurociência, a leitura é um processo cognitivo complexo que compreende várias fases. Sob o aspecto histórico e social, a leitura é vista como instrumento de articulação social, podendo ser utilizado por sujeitos pertencentes a classes sociais dominantes e dominadas, em função de seus distintos objetivos. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: i. "antes de mais nada, [ler] é um processo perceptivo durante o qual se reconhecem símbolos. Em seguida, ocorre a transferência para conceitos intelectuais. Essa tarefa mental se amplia num processo reflexivo à proporção que as ideias se ligam em unidades de pensamento cada vez maiores. O processo mental, no entanto, não consiste apenas na compreensão das ideias percebidas, mas também na sua interpretação e avaliação. " bamberger, richard. Como incentivar o hábito de leitura. 6. Ed. São paulo: ática, 1995, p. 23. Porque ii. "[. ] a leitura pode se apresentar na condição de um instrumento de controle [. ]" zilberman, regina; silva, ezequiel theodoro da. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São paulo, ática, 1998, p. 112. A respeito das asserções, assinale a opção correta
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da leitura, podemos afirmar que a resposta correta está na alternativa 2, ou seja, ambas as asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Sobre a leitura
Caso seja ensinada de modo errado para as pessoas e caso os textos que lhe sejam permitidos ler sejam voltados para determinadas vertentes de pensamento, a leitura pode se tornar um instrumento de controle, é o que se chama de doutrinação, que pode ocorrer por qualquer ideologia.
A leitura consiste em um instrumento de libertação, em uma função mental complexa, que envolve mais do que apenas ler, e sim interpretar e julgar o conteúdo que foi lido, ou seja, o desenvolvimento do senso crítico.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas."
Saiba mais sobre leitura em brainly.com.br/tarefa/35420079
#SPJ4
Resposta:As duas asserções são verdadeiras, porém a 2 não justifica a primeira, basta pensarmos nos livros de histórias secular que aprendemos nas escolas , claramente somos ‘ ensinados ‘ a acreditar que os fatos ocorreram daquela maneira, mas quando analisamos melhor vemos que não foi bem assim , daí já é tarde nosso pensamento já está formatado pra pensar como aprendemos.
Explicação: