A leitura é um processo interativo; ela propicia interação entre os participantes desse processo: leitor, autor e obra. A leitura adquire seu valor, pois possibilita a formação de um leitor competente, crítico e consciente, bem como auxilia na habilidade de escrita. Com base nas informações sobre leitura, disserte sobre a leitura crítica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Leitura crítica não é uma leitura técnica nem uma leitura de revisão. A leitura crítica, muito utilizada na literatura, é uma leitura que vai dizer ao autor e/ou editora se a obra pode competir no mercado ou não.
Existem profissionais que se dedicam à leitura crítica. Mas isso não quer dizer que a opinião deles é a única, mesmo porque pode ser mudada de profissional para profissional.
O que se faz na leitura crítica é uma análise da obra para ver se ela vai conseguir segurar o leitor ou se não tem condições de ser publicada.
Este é o primeiro discernimento sobre o que é o termo correto "leitura crítica", mas creio que nosso exercício pede mais que isto, pede uma análise da criticidade sobre uma leitura que também é algo bom de se fazer.
Quando você está acostumado a ler mais crítico fica sobre o que vai ler e mais crítico ainda fica quando está lendo. A leitura crítica passa a representar seu julgamento sobre a obra, se boa ou má é, se responde aos requisitos que você pretendia dela.
Também temos a crítica em relação ao teor da obra, se aquele escritor está escrevendo um bom texto ou se somente está catando dizeres daqui e dali. Quando o livro é bom a gente sente já no começo. Muitas vezes não é nada do que a resenha crítica falou que era e só criou expectativas em você. Temos também o discernimento de saber se o que está escrito é bom ou mal para nós.
De qualquer forma, seja falando da leitura crítica praticada por editoras e/ou autores , seja falando da leitura crítica feita pelo leitor as duas se comungam num só julgamento: este livro presta o não presta.