A leitura do poema de Augusta Schimidt permite refletir sobre qual alerta relacionado à ocupação da mata atlântica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Mata Atlântica dominava uma extensão territorial superior a 1,3 milhão de km². Durante muito tempo, gerações inteiras puderam vislumbrar a magnitude imponente daquela floresta, com sua gigantesca biodiversidade, suas árvores, animais e solo fértil.
Hoje o que temos para ver e conhecer da antiga Mata Atlântica são apenas 12,5% do que restou. Seu território original passa por 17 Estados brasileiros, incluindo as maiores metrópoles (e, consequentemente, as cidades mais poluidoras) do país, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, em um espaço total onde habitam mais de 108 milhões de pessoas, agregando três mil municípios.
Apesar de sua iminente extinção e da consciência de órgãos governamentais e civis, ainda se continua devastando a Mata Atlântica. Em 1997, foram retirados da região da Serra da Cantareira em São Paulo – considerada a maior floresta urbana do mundo – um milhão de árvores. Na região litorânea, a situação não é menos caótica para a floresta, especulação imobiliária, pressão demográfica e ocupação desregrada estimulam a degradação ambiental. As atuais áreas de conservação de Mata Atlântica são somente remanescentes patéticos do que foi antes uma grande floresta.
OBS: o poema fala da destruição da Mata Atlântica.