A leitura desperta em nós uma série de mecanismos, mas que, dificilmente, nos damos conta de quando ou como isso acontece. Muitas vezes, para entendermos o sentido de um texto, é necessário conhecermos outros relacionados a ele. Dito isso, suponha que um leitor, amante de charges, ao acessar um site de notícias, visualiza a seguinte figura: imagem1.jpg Após analisar bem a imagem e ler atentamente aos balões de fala, o leitor constatou que não havia entendido a charge. Com base no texto inicial e na charge, considera-se que isso pode ter acontecido porque I- o leitor, claramente, não tinha um objetivo de leitura, ou seja, ele começou a ler charge sem saber que tipo de informação procurava. II - esse leitor não teve recursos suficientes para selecionar, na charge, o que era mais importante, pois assim facilitaria a compreensão textual. III - faltou ao leitor recorrer aos seus conhecimentos prévios, ou seja, uma bagagem de informações anteriores que se relacionam com a charge. IV - era necessário retomar informações que não estavam explícitas na charge, como a superstição de que gatos pretos dão azar, bem como cruzar com políticos em campanha eleitoral. É correto apenas o que se afirma em: III e IV I III II e IV
Soluções para a tarefa
Assinala-se II e IV. Em tal situação podemos compeender que o leitor necessitava de uma bagagem maior de conhecimentos prévios ou ainda a capacidade de assimilação de coisas anteriormente vistas com coisas atuais para que pudesse fazer uma relação adequada.
Sendo assim, podemos compreender que está correto o que se afirma nas alternativas: II e IV. Isso porque nestas pode-se notar a necessidade de realizar correlações com diferentes fatores e conhecimentos prévios para que ocorresse uma devida compreensão.
A charge é um gênero textual que satiriza assuntos atuais, como a política. Por falar sobre acontecimentos da realidade, o leitor precisa recorrer ao que já sabe sobre o assunto para entender o sentido da sátira, ou seja, aos seus conhecimentos prévios. Para entender a charge, o leitor deveria conhecer dois elementos implícitos: a superstição de que gatos pretos dão azar e o desconforto que o contato de políticos em campanha eleitoral pode gerar nas pessoas, considerando seu descrédito atual frente à população. A inversão de papeis entre os gatos e os políticos – até os gatos pretos, que por superstição dariam azar, acham arriscado encontrar políticos – é uma crítica à atual situação política e o que gera humor na charge.
a resposta correta é:
III e IV, sem dúvida