Contabilidade, perguntado por michelleranuowucmh, 11 meses atrás

A Lei Sarbanes Oxley (SOX) surgiu devido a escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções como aqueles que envolveram as empresas WorldCom (atual MCI), Enron, ImClone Systems, Adelphia, Global Crossin, Tyco International, afetando toda a credibilidade do mercado acionário norte-americano e mundial.

No que se refere aos escândalos, verifica-se que, em sua grande maioria, as práticas utilizadas para manipular os resultados contábeis não eram exatamente ilegais, ou seja, eram permitidas por brechas constatadas na legislação existente. Tais brechas originaram-se talvez pelo fato de que na época em que aquelas leis foram escritas, o legislador não considerou necessário fazê-las mais analíticas, ou seja, explicitar que tais práticas não poderiam ser transgredidas, ocasionando, caso as fossem, impacto direto nas boas práticas de governança corporativa das empresas e contribuindo para o fomento de iniciativas eticamente inaceitáveis.

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (2006, p. 75), a Lei Sarbanes-Oxley conta com 1.107 artigos, e com isso, é sem dúvida a maior reforma da legislação de mercado de capitais norte-americano desde a quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e a conseqüência promulgação das leis básicas sobre valores mobiliários em 1933 e 1934.

Dentro desse contexto é INCORRETO afirmar que:
a.
A SOX tem como objetivo estabelecer sanções que coíbam ações não éticas e que estão em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das corporações que atuam no mercado corporativo norte-americano.
b.
O objetivo final da SOX é o de restabelecer a credibilidade das informações financeiras geradas pelas empresas, com maior disclosure, corroborando para o aumento da confiança dos investidores no mercado de capitais brasileiro.
c.
A SOX estabeleceu rigorosos padrões de conduta para as organizações, seus dirigentes e auditores, em relação aos seus acionistas e investidores, englobando: punições; divulgações de informações; acesso a dados e informações relevantes; regras mais rígidas de relacionamento entre empresas e seus auditores.
d.
A SOX e as reformas a ela ligadas resultaram em demonstrações financeiras muito mais seguras, nas quais os investidores confiam na hora de comprar ou vender ações.
e.
Pode-se entender que a Lei SOX regulamentou de maneira severa a vida do mercado corporativo, fomentando e impondo nova coerência aos princípios balizadores das boas práticas de governança corporativa, ou seja, os impactos da lei Sarbanes-Oxley e de mudanças nela inspiradas e por ela exigidas na legislação de outros países têm sido expressivos. Com isso um novo cenário para a Governança Corporativa nas empresas está sendo delineado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Carolinelopes2016
48
Resposta correta - B 
Respondido por winnyfernandes
1

A Lei Sarbanes-Oxley foi importante para regulação e proteção de investidores e informações financeiras na bolsa de valores americana. A alternativa que apresenta uma afirmação incorreta sobre a Lei Sarbanes-Oxley é a letra B.

O que é a Lei Sarbanes-Oxley?

A lei foi criada pelo Congresso americano com objetivo de proteger os investidores e as partes envolvidas contra possíveis fraudes financeiras e fiscais praticadas pelas empresas.

A Lei Anticorrupção existente no Brasil teve como influência a Lei Sarbanes-Oxley.

Saiba mais sobre a Lei Sarbanes-Oxley:

brainly.com.br/tarefa/53364110

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes