Administração, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

"A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), constitui-se em instrumento essencial na busca de soluções para um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, o mal destino dado aos resíduos sólidos, impondo a necessidade premente de substituir os lixões a céu aberto por aterros sanitários como medida de proteção ambiental. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2008, somente 27,7% das cidades brasileiras possuíam aterros sanitários, 22,5% possuíam aterros controlados e 50,8% das cidades despejavam o lixo produzido em lixões. O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indica que a geração de resíduos no país cresceu 1,3% de 2011 para 2012, maior que o crescimento populacional, que foi de 0,9%, sendo que, do total de resíduos coletados, 58% foram para os aterros sanitários, 24,2% foram para aterros controlados e 17,8% foram para os lixões. Portanto, a problemática ambiental dos resíduos sólidos é uma realidade desafiadora. Com a promulgação do PNRS, espera-se corrigir tal problemática" (RAMOS, S. P. A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a meta de implantação de aterros sanitários no Brasil. Revista Âmbito Jurídico). Conforme o texto apresentado, analise as afirmativas abaixo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os aterros sanitários.
Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017

I. Os rejeitos "são os resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada”.

II. Conforme a PNRS, disposição final ambientalmente adequada é definida como "a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos".

III. Na escolha de um local para a implantação de um aterro sanitário, devem-se priorizar áreas antropizadas, bem como áreas com lençol freático alto.

​IV. Lixões são locais onde são despejados resíduos sólidos diversos (orgânicos e inorgânicos) sem que haja o tratamento adequado do solo, ocasionando a poluição do ar (pela emissão de gás metano proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos), do solo e dos lençóis freáticos (fonte subterrânea de água).

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS



I, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriano2santos
2
Estão corretas as alternativas I, II e IV apenas.

A única alternativa incorreta é a alternativa III) Na escolha de um local para a implantação de um aterro sanitário, devem-se priorizar áreas antropizadas, bem como áreas com lençol freático alto.

A escolha de local para a implantação de aterro sanitário deve sim priorizar áreas antropizadas, ou seja, onde há ocupação do homem no ambiente exercendo alguma atividade econômica ou social. Porém, não se pode priorizar o uso de áreas de lençol freático alto, aquelas em que o lençol freática está mais próximo da superfície, pois nesses casos o risco de contaminação do lençol freático é altíssimo, sendo contrário à proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Respondido por bdutra721
1

Resposta:

huausuuaauusus

Explicação:

hehehehe

Perguntas interessantes